O versículo bíblico nos conduz logo a uma pergunta: Posso Tudo? Até desejo fazer tudo ou até muito mais do que faço. O trabalho, quando é feito com certa paixão, por exemplo, cria satisfação e realização pessoal. Ao mesmo tempo o tudo posso invoca liberdade. Como é bom sentir-se livre e perceber as possibilidades que a vida nos proporciona. Tudo posso cria uma sensação de oportunidades de escolha, caminhos pelos quais queremos seguir com a nossa vida. Estas duas palavras – tudo posso – nos dão uma sensação de empoderamento.
Vamos ler a frase completa: Tudo posso naquele que me fortalece. Paulo que escreve aos filipenses, está numa situação bem delicada. O apóstolo encontra-se na prisão. Percebe limitações impostas por um sistema político opressor que combate a fé cristã. Percebemos assim certa ambiguidade naquilo que Paulo confessa diante do que vive. Tudo posso contrapõe-se diante da vida que sofre por causa da falta de liberdade.
O versículo bíblico também pode trazer lembranças da nossa vida. O nosso querer, por exemplo, pode estar limitado em virtude da idade avançada, doença ou deficiência. A nossa liberdade, de repente, está longe. Crises sobre a nossa existência se instalam, quem sabe, as nossas possibilidades estão restritas a algumas atividades. Justamente diante desta situação, Paulo fala de um sentimento presente em sua vida que o mantêm com esperança. Jesus Cristo me fortalece, aquele que foi crucificado e ressuscitado da morte para a vida. Este é que me sustenta em todas as situações!
Tudo o que faço, as possibilidades que a vida nos oferece ou não, são questões importantes. Mas elas não darão a satisfação que vem daquele que nos fortalece. Nem sempre tudo posso fazer o que tanto desejo. Isto não é motivo para o desespero. O lema bíblico nos lembra que Jesus Cristo nos fortalece, somos o que somos pela graça de Deus. A nossa aceitação da parte de Deus cria satisfação que supera as nossas dificuldades no cotidiano da vida. Jesus Cristo, nele percebemos que a vida não se limita as dificuldades que experimentamos neste mundo. Existe algo maior, algo mais que está em Jesus Cristo. Nele encontramos repouso para o coração aflito e fortalecimento na administração das crises. Na comunidade de Jesus Cristo sentimos o amparo de Deus, presente no abraço do irmão e irmã que nos compreende, ali acolhemos anúncio da palavra que nos consola. Somos desafiados por aquele que nos fortalece: sejamos comunidade que se apoie mutuamente! Tudo posso! Aquele que nos fortalece é que nos liberta para o que posso ou não fazer. Inclusive, posso usar a liberdade para a qual Cristo nos chamou para fazer a vontade de Deus no mundo, fortalecendo pessoas que estão enfraquecidas e cerceadas da sua liberdade. Aquele que nos fortalece, Jesus Cristo, nos abençoe e empodere para a boa obra de Deus, ali aonde estivermos. Amém.
P. Werner Kiefer