|

O Programa de Pós-Graduação de Faculdades EST (PPG-EST) e a Cátedra de Lutero promovem entre os dias 30/09 e 02/10 o Seminário Internacional Fides et Ratio para abordar temas na teologia e filosofia suscitados por Lutero e a Reforma do século XVI. O evento faz parte dos debates e estudos que preparam da celebração dos 500 anos da Reforma (1517-2017).

O Seminário é uma iniciativa entre a Faculdades EST e docentes do Departamento de Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. O grupo organizador é formado por Vítor Westhelle, Valério Schaper, Oneide Bobsin e Roberto E. Zwetsch (Faculdades EST) e Luís H. Dreher e Eduardo Gross (UFJF).
“Questões elementares da vida contemporânea exigem novas respostas, que nos desafiam como comunidades cristãs, pesquisadores e teólogas a repensar paradigmas, modelos de pensamento e de práticas de fé”, salienta o Prof. Dr. Roberto E. Zwetsch. Segundo os organizadores, a relação tensa, mas indispensável, entre fé e razão cruza os séculos e oferece uma rara oportunidade para retomar a teologia de Lutero e do período da Reforma para buscar impulsos, pensamento crítico e desafios práticos para os dias de hoje. “Não se pensa em construir uma teologia triunfalista, mas antes buscar lugares e momentos em que algo transformador acontece. Não fixar uma história, mas deixar-nos envolver pelo evento, cujas consequências revolucionaram, de certa maneira, a sociedade do século XVI, com repercussões que chegam até os dias de hoje”, destacam.

Cátedra de Lutero

Na Faculdades EST, o Prof. Dr. Vítor Westhelle é o responsável por coordenar e desenvolver os estudos da Cátedra de Lutero em parceria com a Missão da Igreja da Baviera, além de outros parceiros no Brasil. A Cátedra foi iniciada em 2011 e tem o objetivo de fomentar o conhecimento da teologia de Lutero e da Reforma na formação teológica de pastoras, pastores e estudantes dentro da IECLB, interpretar o significado da teologia luterana para a América Latina e representar, internacionalmente, a leitura que se faz de Lutero desde o Brasil e da América Latina.

Participam do evento as teólogas Else Marie Pedersen, da Dinamarca; Mary Philip, do Canadá; Cláudia Jahnel, da Alemanha; e os teólogos Guillermo Hansen, dos Estados Unidos; Daniel Beros, da Argentina; Martin Hoffmann, da Alemanha; Alexandre Rocha, do Rio de Janeiro; José Adriano, de Vitória; Luís H. Dreher, Eduardo Gross e Jonas Roos, de Juiz de Fora; Luís C. Susin, Roberto Pich, Érico Hammes, o filósofo Álvaro Valls, de Porto Alegre; Ricardo Rieth, de Canoas; e André Musskopf, Oneide Bobsin, Valério Schaper, Wilhelm Wachholz e Roberto Zwetsch, da Faculdades EST.

Formas de participação

O Seminário Internacional Fides et Ratio está voltado para docentes das áreas de teologia e filosofia, pastores e pastoras de comunidade, estudantes de pós-graduação e pessoas que se interessam pela teologia luterana e reformada. “Voltar a questões relevantes como a compreensão de Deus, do mistério da vida e da fé, da prática cristã e da ética do amor contra o pesadelo da angústia que paralisa são alguns dos temas que irão desafiar ouvintes e participantes desse debate oportuno e que abre perspectivas para o futuro”, diz Prof. Roberto.

As principais conferências devem ser reunidas, posteriormente, em livro a ser lançado em 2016. Além disso, pretende-se realizar a gravação de pequenas entrevistas, no formato de depoimento, com conferencistas para socializar as principais contribuições de suas áreas de conhecimento.

A iniciativa do evento, de reler Lutero a partir da perspectiva latino-americana e com perguntas atuais, poderá revelar-se extremamente fecunda. “Uma oportunidade de recuperar o espanto que questiona sistemas fechados que conspiram contra a vida que, afinal, é dom e tarefa”, finaliza Prof. Dr. Roberto E. Zwetsch.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


Veja programa aqui