|

No domingo, dia 20 de setembro, a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Linha Pinheiro Machado, Brochier (RS), celebrou mais uma edição do Culto de Tomé. O culto foi introduzido na paróquia em 2013, pelo pastor Charles Werlich, e acontece uma vez ao ano em nível paroquial.

A proposta é uma modalidade de culto cristão comunitário que se originou em Helsinque, na Finlândia, ao final dos anos 80, após uma semana de evangelização. Tomé é o discípulo que teve dúvidas acerca da ressurreição de Cristo. Ele precisava de algo mais do que unicamente o testemunho falado. Ele precisava ver e tocar em Jesus para poder crer.

Estas dúvidas de Tomé foram levadas a sério por Jesus. A igreja também quer levar a sério as dúvidas, medos e anseios das pessoas, oferecendo espaço para que sejam trabalhadas. Através do culto de Tomé, as pessoas experimentam comunhão com Deus, não só pela audição, mas também pela visão, olfato e tato.

A celebração foi envolvente, significativa e simbólica. Isto as pessoas experimentaram visitando e praticando o que cada estação propunha. Nossa gratidão a todos e todas que auxiliaram na preparação da celebração.

Fonte: pastor Charles Werlich, Paróquia em Linha Pinheiro Machado, Brochier