|

A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Aliança realizou no último dia 12 de outubro o Encontro Paroquial das Crianças, comemorando o Dia das Crianças em plena segunda-feira, proporcionando aos pequeninos um momento cheio de Espírito, como diz na música JESUS CRISTO ESTÁ PASSANDO POR AQUI: “quando ele passa tudo se transforma, a tristeza vai e a alegria vem”.

O Encontro aconteceu na Comunidade Martim Lutero, em Rio das Pedras, Santa Maria de Jetibá/ES, e é realizado a cada dois anos, trazendo para os pequenos momentos de integração, meditação e diversão em comemoração ao seu dia.

A organização e coordenação do Encontro esteve a cargo das Equipes de Orientadoras do Culto Infantil das três comunidades que compõe a Paróquia (Belém, Do Caminho e Martim Lutero). Participaram em torno de 126 crianças – integrantes do Culto Infantil e do Ensino Confirmatório – provenientes das três Comunidades que compõe a Paróquia. Elas viveram um momento recheado de animação, brincadeiras e surpresas, entoando belas músicas acompanhadas por uma equipe da Comunidade Martim Lutero: Emanuely no teclado, Gabriela no violão, Alberto no carrón, além das vozes das orientadoras, sendo que as crianças soltaram a voz e o corpo para realizarem todos os gestos.

O tema do Encontro foi a AMIZADE. O Pastor da Paróquia, Jorge Dumer, conduziu um momento inicial de meditação e louvor contando a história de Zaqueu conforme Lucas 19.1-9: um homem pequeno que estava numa árvore querendo ver Jesus; Jesus o viu e o chamou pelo nome: Zaqueu desce dai. As crianças estavam concentradas ouvindo tudo, pois o Pastor fez algumas inversões dizendo, por exemplo, que “Zaqueu estava num prédio bem grande” e as crianças respondiam em coro: “não, numa árvore”.

Tivemos também a presença de Paulo Vitor Kutz Costa, um contador de histórias, que transformou a mensagem da historia de Zaqueu em uma historia infantil, onde o vilão era um peixe de escamas coloridas e brilhosas que não queria compartilhar e era muito orgulhoso. Paulo também animou as crianças com belos cantos de louvor e brincadeiras e colaborou na parte da tarde nas atividades com os menores.

A tarde teve gincana para os maiores e atividades de massinha e balões com os menores, além de comidas deliciosas especialmente para as crianças.

Se de manha a empolgação era para ir ao encontro, a tarde, mesmo com o cansaço, a vontade das crianças era ficar mais.

O encontro e a empolgação das crianças deixou para nós adultos a seguinte mensagem: Nada melhor do que pensar numa criança para refletirmos sobre nossa vida adulta e também nossa relação com Deus.

Contamos ainda com a presença do Vice Presidente da Paróquia e Presidente da Comunidade Do Caminho, Armindo Lemke, pois o Presidente da Paróquia, Valdir Baebler está licença para tratamento de saúde. No início do encontro o Vice Presidente saudou as Crianças e as Orientadoras agradecendo em nome da Paróquia pelo empenho no trabalho com as crianças nas Comunidades e pela dedicação na organização e realização deste encontro. Usando palavras de Jesus em Mateus 18.1-5, Armindo disse que esse é um desafio para nós adultos e que por isso a Igreja se preocupa e investe esforços no trabalho com Crianças que são a base de tudo o que elas serão na fase adulta.

Todas as Crianças, bem como as Orientadoras e o Pastor, estiveram uniformizadascom uma camiseta confeccionada pelas comunidades com dizeres alusivos às crianças e que poderão ser usadas no Culto Infantil e no Ensino Confirmatório nas Comunidades. No final do Encontro, cada criança recebeu como lembrança por parte da Paróquia um chaveiro do Culto Infantil produzido pela Obra Gustavo Adolfo e adquirido pela Paróquia para esta finalidade.

 

Texto: Orientadora do Culto Infantil Juliana Braun, Orientadora do Ensino Confirmatório Clarice Bausen e Pastor Jorge Dumer

Fotos: Clarice Bausen