|

Pela primeira vez aconteceu, na Comunidade Evangélica de Venâncio Aires, RS, o Culto de Taizé. Foi bonito e emocionante. A luz das velas, a música, o silêncio, o aconchego, os cânticos repetidos e meditados, a Santa Ceia à luz das pequenas velas. A palavra de Jesus – Mateus 5. 14-16 – nos conduziu na reflexão:

“Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.”

Luz – este símbolo perpassou o todo da celebração. Luz que vem de Deus e que ilumina a nossa vida. Luz que nos faz ver a beleza da criação de Deus, a beleza do dia e da noite. Luz que é brilho e esperança para os que sofrem. Luz que é Jesus no seu amor pela humanidade.

Culto de Taizé: momento de parar, acalmar os passos, refletir sobre a própria vida, sentir o que se passa dentro de nós, convite ao silêncio.

Foi um bonito e precioso encontro com Deus e de comunhão entre irmãos e irmãs.

(Pastora Rosângela B. Hünemeier)