A ideia de realizar uma atividade que divulgasse a Rádio União FM e oportunizasse o testemunho do Evangelho, especialmente na época de Advento e Natal, surgiu em uma das reuniões da Comissão Intersinodal da programação Religiosa da Rádio União FM (105.3), integrada pelo Sínodo Nordeste Gaúcho e Sínodo Rio dos Sinos.
Foi assim que nasceu o Natal em União. Cada um dos sínodos organizou seus eventos e apresentações. No Sínodo Nordeste Gaúcho, colocamos à frente do projeto o pastor vice-sinodal Robson Luis Neu, e a pastora de Farroupilha, Paula Naegele. O primeiro contato feito foi com os ministros, depois com as prefeituras das cidades de Taquara, Nova Petrópolis, Gramado e Dois Irmãos.
Fizemos uma parceria com comunidades e prefeituras: as comunidades colaboraram na divulgação e na organização do lanche para os grupos que se apresentaram, as prefeituras, com a divulgação e infraestrutura e a Rádio União com investimento na locomoção dos grupos e um pequeno incentivo para cada um.
As apresentações aconteceram em praças públicas, espaços que acolhem habitualmente atividades relacionadas ao Natal.
Foram momentos muito importantes, onde, também como Sínodo Nordeste Gaúcho e IECLB, conseguimos levar o Evangelho e mostrar a nossa cara.
Tivemos a participação de Dudu Gaiteiro, de Dois Irmãos, do Grupo de Metais da Obra Missionária Acordai, formado por integrantes de diversas cidades, e do Grupo Bocalis de Gramado. A apresentação, com duração de uma hora, foi intercalada com mensagens bíblicas sobre Advento e Natal.
Destaco como muito positivo a integração que se deu ao final das apresentações entre a comunidade local e os grupos, durante a confraternização. E, sem dúvida, o aprendizado com cada uma das apresentações, pois vencemos nossa timidez e dissemos ao público presente quem somos, no que cremos e como lidamos com nossa fé naquele, que nasceu humilde, mas se tornou o salvador da Humanidade.
Somos muito gratos à Rádio União FM pela iniciativa e apoio financeiro, ao pastor Robson e à pastora Paula pela organização do evento, aos grupos que nos acompanharam nessa jornada de quatro apresentações, às comunidades que nos acolheram, bem como às prefeituras pelo espaço organizado e pela inclusão na programação natalina de suas cidades.
Pastora Tânia Cristina Weimer, pastora sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho