Graça e paz! Quem é Jesus? Para Maria e José, Jesus é o filho que veio de Deus por obra do Espírito Santo; para os pastores de ovelhas, o Salvador; para os magos do Oriente, o novo rei; para o rei Herodes, uma ameaça; para a profetiza Ana e o profeta Simeão, a salvação que Deus preparou para todos os povos, a luz para iluminar as trevas; para Pedro e os demais discípulos, o Cristo, o Messias. A revelação (epifania) sobre Jesus vai se concretizando paulatinamente, a partir de diferentes experiências.
No Evangelho de Marcos, a pergunta “quem é Jesus” é respondida com o relato sobre o seu Batismo. Jesus vai ao encontro de João e é batizado no rio Jordão. “Enquanto subia da água, viu os céus se rasgando e o Espírito descendo sobre Ele como pomba. E uma voz veio do céu: ‘Tu és o meu Filho amado. Em Ti eu me agrado.’” (Mc 1.10-11)
Para Deus, Jesus é seu Filho amado, que lhe agrada e traz alegria. O amor de Deus é conhecido tão somente no amor de Jesus. Este amor está muito acima do amor humano, pois este frequentemente impõe condições e restrições, enquanto que o amor de Deus visa tão somente o bem do outro. Está além do nosso entendimento e da nossa compreensão humana.
E para nós, quem é Jesus? Se fomos criados à imagem e semelhança de Deus, se fomos aceitos como filhos e filhas de Deus desde o Batismo, então, a consequência disto é esta: Jesus é nosso irmão. Um irmão que Deus enviou para nos orientar, dar sentido de vida, proteger, acolher, aconselhar, fortalecer e salvar.
Assim como a revelação sobre Jesus foi se dando aos poucos nos relatos natalinos, assim também nós vamos percebendo sua epifania a partir de experiências de fé ao longo da vida. Fazer parte da família de Deus é privilégio, mas também comprometimento com os caminhos d´Ele: justiça, amor e fraternidade.
Que neste ano possamos refletir a vida inaugurada por Cristo, o Salvador.
Até semana que vem, se assim Deus nos permitir. Amém!
Pastor Robson Luís Neu, pastor vice sinodal, Paróquia Dois Irmãos