|

As comunidades do litoral passam por uma transformação radical durante o verão. Muitos membros, que lidam com comércio ou serviços gerais, somem. Alguns veranista, com residência no litoral ou de passagem, aparecem. Em sua maioria são luteranos acostumados à vida comunitária, que sentem necessidade do culto. Os que tem moradia aparecem veraneio após veraneio. Outros chegam apenas uma temporada e, quem sabe, nunca mais. Mas, é assim… Deixam a sua marca e levam o seu recado.

Na última semana, em Guaratuba/PR, chegaram duas famílias luteranas paraguaias. De Hohenau, Sigfrido Dietze e família. De Raul Peña, Sebald Dietze Christ e família. Sebald e sua esposa Carolina são leigos que assumiram funções pastorais. As famílias vieram dispostas não só em “assistir” o culto na comunidade, mas também em “participar”, assumindo o louvor. Cantaram músicas em português, espanhol e alemão. Apresentaram seu testemunho de fé.

Eis aí um desafio a todas as famílias luteranas que saem em férias. Não importa a direção que tomam, se houver possibilidade, procure a igreja mais próxima, participe, contribua com seus dons. Tal atitude enriquecerá a comunidade local. Além do que, é óbvio, trará alegria aos seus corações.