Entre os dias 5 a 7 de fevereiro acontece mais uma edição do Encontrão Regional, promovido pelo Movimento Encontrão – Área Grande Porto Alegre (RS) e Comunidade locais da IECLB. Com o tema Auto Ajuda ou AJUDA DO ALTO, será um momento especial para ouvir a palavra de Deus, refletir, louvar e compartilhar de seus feitos com outros irmãos, na sede da Comunidade Trindade, em Ivoti (RS).
A programação vai iniciar com um culto, hoje à noite (dia 5) e terá três palestras ministradas para públicos diferenciados: pastor Dietmar Wimmersberger vai falar para os adultos, o estudante de Teologia da Fatev, Paulo Eduardo Sell (Dudu), vai trabalhar com os jovens e Eduardo Wulff (Lampa), com os adolescentes. Para as crianças, será organizada uma programação especial, no Encontrinho.
Alto Ajuda
Pastor Dietmar Wimmersberger
Eu vim para tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10.10).
O que está acontecendo com a nossa sociedade, com as nossas famílias, com os nossos relacionamentos e com as pessoas? Sob quais perspectivas tratamos os dilemas do nosso coração? Com este enfoque que contempla a interação de corpo, alma e espírito é que abordaremos o tema da Alto Ajuda.
O primeiro grande erro que cometemos é cair no extremo de buscar uma resposta que rejeita a visão bíblica sobre as pessoas e sobre o mundo, concentrando-nos exclusivamente em aspectos emocionais e biológicos.
• As Escrituras sustentam que o problema central da humanidade precede qualquer experiência de rejeição.
• É a questão do pecado narrada em Gênesis, capítulo 3, quando o ser humano decide viver independente de seu Criador/sem Sua paternidade.
• Davi confessa isso ao dizer: “Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.” (Sl 51.5).
• A resposta para a dor mais profunda da alma humana é Jesus e sua obra restauradora na cruz, envolvendo-nos na paternidade de Deus.
O segundo grande erro que cometemos é cair no outro extremo de buscar soluções para o coração humano, rejeitando a experiência emocional e biológica das pessoas e o impacto que isso tem nos seus relacionamentos.
• É a realidade do mundo caído e separado de Deus, afetando a vida, as ações, as reações, as prioridades, os valores e a capacidade de lidar com as mais diferentes situações do cotidiano.
• As pessoas precisam ser ouvidas e amadas em sua dor.
• Precisam ser orientadas e ajudadas a discernir o que está acontecendo.
• Nesse sentido, os recursos descobertos pela medicina e pela psicologia não podem ser ignorados quando estão a serviço do ser humano na perspectiva do Criador e do Bom Pastor Jesus.
Precisamos considerar essa interação complexa entre natureza física, emocional e espiritual. Uma não exclui a outra. A empatia, a atenção, o compartilhamento e a orientação deveriam levar as pessoas aos pés do Redentor. É Jesus quem transforma corações e muda radicalmente a vida das pessoas. E Ele o faz pela sua Palavra que “restaura a alma” (Sl 19).