|

VIVER SEM MÁSCARAS
XXIX RETIRO SETORIAL DA JE– SETOR LESTE E CENTRO SUL

 

“Pedro disse: – Mestre como é bom estarmos aqui!” (Lc 9.33)

Sob esse espírito fomos acolhid@s pela paróquia Leste Matogrossense para o XXIX Retiro Setorial da JE.

O retiro é sempre aguardado com muita empolgação, e por isso quando chegamos ao local do encontro, nos sentimos assim como Pedro no texto da transfiguração de Jesus, querendo ficar por lá mesmo e afirmando “como é bom estarmos aqui.” É bom rever essa família JE, como os jovens mesmos afirmam que somos. É bom poder se retirar para estar na presença de Deus e de amig@s para um momento diferente da nossa rotina diária. É bom estar num retiro.

Neste ano o retiro reuniu jovens vindos das paróquias do setor Leste (Água Boa, Canarana, Querência, Gaúcha do Norte) e Centro Sul (Cuiabá, Chapadão do Sul, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Rondonópolis, Araguaia e a local, Leste Matogrossense), juntamente com seus respectivos ministros, ministras e pphmistas.

Sob o tema “Viver sem Máscaras” fomos conduzidos, pelas meditações, brincadeiras e palestra, a buscarmos ser o mais transparente possível no mundo que nos cerca. Viver sem esconder quem somos, porque somos aceit@s por Deus, com nossos dons e nossos pecados, com nossas forças e fraquezas, com nosso melhor e nosso pior. Sendo aceit@s por Deus podemos viver em paz e sem precisar usar máscaras diante daqueles que fazem parte da nossa vida. Falar é fácil, mas viver isso exige um reconhecimento diário, perante Deus, daquilo que somos e uma vontade ímpar de viver deixando Deus conduzindo nossos passos. Pois Ele nos conhece muito mais do que nós mesmos nos conhecemos (Salmo 139.1-6) e sabe do que precisamos em nossa vida.
Outros destaques do retiro:

Os “Recadinhos do Coração” foram mais uma vez razão de muitas revelações e de muitas gargalhadas. A “Rádia Shuainarai”, apresentada pelo Fritz e Frida, com os flagrantes fotográficos também trouxe revelações e muitas risadas. As Oficinas Bíblicas e Temáticas despertaram dons e aprendizado. Tivemos ainda o Banho de Lama para descontrair. E neste ano tivemos uma banda que nos acompanhou no louvor, 10cents, de Chapadão do Céu. 

Tudo isso tornou esse retiro inesquecível. Nos alegramos em poder servir ao Senhor assim como somos, sem máscaras.

Pa Daiane Mariléia Baade