Pouco mais de 600 pessoas participaram do 36º Acampamento de Jovens dos sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense, que aconteceu nos dias 6 a 9 de fevereiro, no Centro de Eventos Rodeio 12, em Rodeio (SC). O tema que inspirou as ações nestes quatro dias foi “Qual o valor da graça… num mundo tão sem graça?”. Dentre as opções, os jovens participaram de estudos bíblicos, palestras, meditações, muito louvor e integração.
Na pregação, o pastor sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, Breno Carlos Willrich, desafiou os jovens a continuarem colaborando por um mundo sempre melhor. “No mundo tão sem graça, a partir dos que foram libertados pelo amor de Deus em Jesus, brotam sinais de graça. O objetivo da JE é participar na missão de Deus, propiciando educação cristã, conhecimento e vivência do Evangelho de Jesus Cristo, mediante oração, reflexão e serviço.
As palestras centrais do ‘Acampa’ foram dirigidas pelos pastores Roni Roberto Balz, Marcelo Jung e Clóvis Horst Lindner. A partir do texto “Pela Graça de Deus somos salvos, pela fé, e isso não é mérito nosso, mas é dom de Deus. Efésios 2.8.”, os jovens puderam compreender o presente que Deus dá, que é a salvação, sem precisar nada em troca.
“O Acampa é muito divertido, tem festa, brincadeiras, porém, ele vai muito além disso, ele ajuda na nossa caminhada de fé, enriquecendo nosso conhecimento e convívio com Deus e Jesus. A experiência é maravilhosa, já que podemos ouvir a palavra em uma linguagem que nos atrai, nos questiona e que deixa um gostinho de ‘quero mais’, que faz com que continuemos pensando e procurando respostas ao longo do tempo. Algumas coisas, nós levaremos para o resto da vida, reforçou a jovem Flavia Grützmacher dos Santos, da JE de Videira (SC).
A Banda Brasileira da Escola Popular, que no Brasil é formada por músicos do Sínodo Paranapanema, a partir de um projeto da Igreja Luterana da Alemanha Central, teve lugar de destaque na primeira noite do evento. A proposta conecta ainda mais a igreja com a cultura popular brasileira. Hoje, a banda trabalha com arranjos de músicas do Hinário da IECLB para ritmos brasileiros com predominância de instrumentos de percussão. A ideia do grupo é realizar diferentes apresentações em eventos da Igreja, mas também, em eventos culturais por todo o país.
Também aconteceram atividades que envolveram a preparação para o Congresso Nacional da Juventude Evangélica, que neste ano acontece no Sínodo Vale do Itajaí, em Timbó (SC). O lançamento das peças de divulgação e da cartilha pré-evento, além da gravação de um vídeo-convite, animaram a todos para participar do mais importante evento de jovens da IECLB.
“O acampamento proporciona um carnaval diferente daquele que a sociedade nos propõe. Um feriado com muito louvor, fortalecimento da fé e reflexão; além das histórias e amizades construídas. Quem participa guardará para o resto da vida!”, enfatizou o jovem Matheus Alfarth Deschamps, da JE Martin Luther, em Blumenau (SC).