|

Foi um dia de intensa vibração, com muitas emoções, a celebração dos 90 anos da OASE de Venâncio Aires que ocorreu nesta quinta-feira, dia 17 de março. Às 8h30 todos reuniram-se no Cemitério Evangélico, junto ao túmulo da primeira presidente, a Sra. Rosa Müller Bülow. Ali, foram lembradas as 14 mulheres fundadoras e as 11 ex-presidentes falecidas. Sobre o túmulo de cada uma delas foi depositada uma rosa com um cartão onde dizia: “Lembrar para não esquecer. Lembrar para valorizar. Lembrar para agradecer. Lembrar: uma forma de amar”.

À tarde, às 14h30, houve celebração junto à casa pastoral. Foi neste local, na ampla sala da antiga casa pastoral, que aconteceu o primeiro encontro do grupo, em 1926. Os sinos badalaram, o coro de metais tocou e todos uniram as suas vozes no tradicional hino de gratidão: “Ó, Senhor dos altos céus, tua força enaltecemos”.

Dias antes, uma pedra fora colocada diante da casa. Nela afixou-se uma placa onde diz: “Neste local, na antiga casa pastoral, foi fundada, em 17.3.1926, a OASE da Comunidade Evangélica de Venâncio Aires. As fundadoras: Rosa Bülow, Maria Pothin, Maria Mylius, Lydia Mylius, Wilhelmine Schild, Olga Schild, Elsa Schneider, Ida Bender, Luise Goebel, Elisa Lau, Amanda Closs, Elfrida Sell, Caroline Goebel, Eva Dehmlow, a esposa do pastor Wilhelm Dehmlow. Uma nora de fundadora, Odila Bülow, e uma trineta, Anita Fiegenbaum, descerraram a placa;

Balões azuis, com a “oração do cuidado”, foram soltos aos céus de Venâncio Aires, e todos cantaram, de mãos dadas, agradecidos a Deus por este dia sobremodo especial: “Jesus Cristo é Rei e Senhor, seu é o Reino e o louvor, é Senhor potente, hoje e eternamente”.

Em seguida, todos dirigiram-se à sala de reuniões onde a OASE sempre se reúne às quartas-feiras. A sala recebeu um nome: “Sala de reuniões Catarina von Bora, a esposa de Martim Lutero”.

À noite, às 19h30, houve culto festivo na igreja, de ação de graças pelos 90 anos. A igreja ficou lotada. O conjunto de sopros da comunidade se fez presente e tornou ainda mais festivo e envolvente aquele momento.

Vários grupos de fizeram representar e trouxeram palavras de saudação: de Vale Verde, de Linha Sapé, de Marechal Floriano, de Mato Leitão, da Estância Mariante. Mas também de Vera Cruz, de Santa Cruz, de Lajeado e de Estrela. Diácona Telma Kramer, orientadora teológica da OASE nacional, trouxe bela mensagem e deixou para o grupo uma vela estilizada. P. Sinodal Bruno Bublitz e o pastor Wilfrid Buchweitz o fizeram por email. Também as coordenadoras paroquiais, Lony Bruch e Eloá Bartholdy, e o presidente da Comunidade, Wani Dreissig, trouxeram palavras de cumprimentos.

O culto foi bonito. Além das ex-presidentes, foram também homenageadas aquelas mulheres que, por mais tempo, estão na OASE. Duas delas ingressaram em 1948, há 68 anos: Odila Bülow e Romana Schmidt. A Sra. Mercedes Kraemer, que inscreveu-se em 1953, trouxe ao altar a ata de fundação. Todos aplaudiram.

Depois do culto, todos seguiram até o Centro Evangélico Luterano. Momento de conversa, de convívio, de abraços, de cumprimentos, de comunhão – saboreando, é claro, entre outras coisas, “as cucas da OASE”.