O Sínodo da Amazônia, suas paróquias, membros e ministros tiveram a primorosa companhia de Ingo e Dorothea Wulfhorst.
Casal muito querido que veio assessorar a Conferencia Ministerial do Sínodo que ocorreu nos dias 05 a 08/04/16 em Cacoal e aproveitando sua passagem pelo Sínodo, fizeram em algumas paróquias, palestras com o tema Perdão.
Na Conferencia Ministerial foi trabalhado o Eneagrama. Nove maneiras de descobrir quem somos! Este poderia ser um bom resumo interpretativo da experiência de participar do curso. O mais interessante é que está descoberta não se dá apenas ao olhar com profundidade para si mesmo, mas na disponibilidade de ver-se, vendo os outros. Uma expressão bonita é “me-vi-te-vendo”. Trata-se de uma proposta coletiva, um partilhar de conhecimentos, de ajuda mútua e troca de experiências de vida, visando a construção de um ser maior do que a sua individualidade apenas.
Imersos neste tema, ministros e ministras do Sínodo da Amazônia conviveram de 5 a 8 de abril no Centro de Formação em Cacoal/RO. Foi, sem dúvida, um bom tempo. Ao longo das dinâmicas, exposições e vivências tivemos muito mais do que 9 possibilidades de nos encontrarmos e descobrir-nos. Com o passar dos dias, as enormes distâncias e diversidades que fazem parte de nosso Sínodo, que não são apenas medidas em quilômetros, foram sendo encurtadas. Consequentemente, a proximidade aumentou. Mais companheirismo, cumplicidade, admiração, respeito e tolerância foram resultados possíveis e metas desta experiência.
Longe das tipificações restritivas, descobrir traços que marcam e compõe nossa personalidade nos envolveu, enterneceu e acercou. Descobrir-nos como uma equipe que tem a diversidade enriquecedora como sua força e não a diferença excludente como sua fraqueza foi um dos achados mais significativos. Somos gratos pela experiência! Temos certeza de que ela contribuiu para a tarefa que a IECLB faz aqui, nestas terras mais ao norte.
P. Marcos Rodrigues