Algo extraordinário aconteceu no sábado, dia 09 de abril de 2016, no salão da Comunidade Martin Luther de Garuva/SC. Lembrando o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica, reuniram-se jovens luteranos e católicos.
Dois motivos tornaram o encontro especial. Primeiro, há muito tempo, em quase todas as igrejas aumentou a dificuldade em reunir e manter grupos de jovens. As ofertas do mundo são tantas, que a Palavra de Deus e a convivência sadia tornaram-se um caminho por demais estreito (Mateus 7.13-14). Para a maioria é mais fácil seguir “sem lei, sem documento”, sem comprometer-se com Deus ou com o próximo. Segundo, entre as igrejas vive-se a prática de “cada um no seu quadrado”. Se há interação, é concorrência, quando na verdade, seguindo o Evangelho, deveria ser cooperação (João 15.13-14). Então, um encontro ecumênico de jovens se torna uma flor rara neste mundo.
O grupo anfitrião é a JUMIRIM, jovens adolescentes luteranos, que se reúne quinzenalmente, após o Ensino Confirmatório, envolvendo adolescentes entre 10 e 16 anos. Ou seja, há aqueles que ainda se preparam para entrar no Ensino Confirmatório, as turmas de 1º e 2º ano e aqueles que já se confirmaram, mas não desejam entrar na JELGA, grupo que se reúne no sábado à noite, mais maduro. O grupo visitante é RESGATE, jovens católicos que se reúnem aos sábados, antes da Missa. Na verdade, durante a semana, em grande parte, os jovens de ambos os grupos se encontram e são colegas de escola. O desafio, sempre de novo, é a partir da comunhão sob a Palavra unir forças para que o testemunho cristão entre também no ambiente escolar (Atos 1.8).
Além dos adolescentes, estiveram presentes também Mariza Todt, Roseli Alves, Marcus Duarte e P. Euclécio Schieck, que coordenam a JUMIRIM. Plínio Ferst, teólogo, líder da JELGA. Pelos católicos, vieram o seminarista Tiago de Souza e o Diácono Fabiano Derenievicz, que trouxe a mensagem, destacando a necessidade de observar a bela criação, comprometendo-se na manutenção e desenvolvimento do mundo onde estamos. Houve também um momento de louvor, dinâmica para fortalecer a amizade e confraternização no lanche. Esperamos, em breve, nos encontrar novamente. Agora, no espaço da Paróquia São João Batista.