|

Acompanhados/as pelo tema do ano da IECLB, aconteceu a 17ª Assembleia Sinodal do Sínodo Brasil Central, em Luziânia/GO, entre os dias 27 e 29 de maio de 2016, com a presença dos delegados e das delegadas das comunidades e dos setores de trabalho do Sínodo Brasil Central, em sua maioria no primeiro mandato.

Abraços, reencontro, momento de expectativa trazidas dos oito estados brasileiros, pertencentes à diáspora chamada Brasil Central, deram início às reflexões sobre o cuidado com a criação de Deus e a nossa igreja.

Cuidado é um desafio contínuo. Envolve ação, dedicação e responsabilidade. É colocar as nossas mãos a serviço das nossas comunidades. Reflexo disto é o que testemunhamos nos relatos apresentados pelos diferentes setores de trabalho de nosso Sínodo.

Este cuidado está refletido nas decisões tomadas em nossa assembleia tais como o redimensionamento das áreas de atuação ministerial e a busca por recursos financeiros com vistas à maior abrangência da IECLB.

Cuidado é atenção. Por este motivo é necessário estarmos atentos aos que colocam suas mãos a serviço para assim percebermos quando esta liderança se sente cansada e desanimada.

Cuidado é cuidar. Quando os discípulos cansados e frustrados de uma noite sem pesca não viam mais perspectiva, Jesus cuidou deles. Primeiro o mestre deu uma ordem: “joguem a rede do lado direito do barco”, depois quando chegaram à praia haviam pães e peixes para saciar a fome.

Por isso incentivamos nossas comunidades a cuidar da criação de Deus com ações concretas. E rogamos:

Daqueles/as que estão a minha frente, cuida bem Senhor.
Daqueles/as que me seguem no caminho, cuida bem Senhor.
Daqueles/as que se encontram ao meu lado, cuida bem Senhor
E caso for também do teu agrado, cuida bem de mim Senhor.