|

Este tema parece cair como uma luva neste para a nossa comunidade!

É que ela está presente há mais de 100 anos como prova que o desejo de ser comunidade cristã, ser âncora no meio da vida da cidade, que prevaleceu sobre qualquer reflexão quantitativa acerca da sua viabilidade.

É verdade que inicialmente que nas primeiras décadas do século 20 havia uma forte presença de alemães em Santos, mas a 2ª guerra mundial os afastou, depois da guerra não retornaram mais.

O próprio templo foi perdido durante a guerra e a comunidade só conseguiu retomá-lo em 1958. Mas o mundo já não era mais ou mesmo de antes. Muitas dificuldades marcaram as décadas seguintes.

Mas chegamos em 2016 com a certeza que não são os números que importam. Estes até mais de uma vez sugeriram recuar e não mais ser paróquia independente. Importa a fidelidade e persistência dos seus membros que Deus usa como instrumentos do seu Espírito Santo.

Esta teimosia da fé já fez esta comunidade vencer muitos desafios. Nós move gratidão por toda esta história de fidelidade de Deus transmitida pela fé dos seus membros!

Foi a fé que construiu esta história e não a esperteza calculista que normalmente vigora na vida pública.

Porque do que o coração está cheio, isto se expressa em palavras e atos concretos, onde a mão esquerda não sabe o que faz a direita.

Todo ano temos de Pentecostes a Setembro a campanha Vai e Vem em prol de projetos missionários escolhidos das comunidades da nossa igreja. Como já fomos ajudados sempre nos esforçamos em participar bem.

Quem sabe, a gratidão pelos bons ventos que estamos sentindo na vida da comunidade nos move neste momento, e embala-nos para expressarmos a nossa fé em atos concretos que possibilitam o futuro deste lugar como também o sucesso dos projetos de missão!

Wilhelm Nordmann – Pastor