|

No dia 08 de junho de 2016, no Lar da Igreja de Panambi, aconteceu mais uma Assembleia Sinodal da OASE. O programa iniciou com a saudação da presidente Sinodal da OASE, Sra. Delci Adam seguido da Meditação de abertura realizada pelo P. Adi Pfeiffer, Vice Orientador Sinodal da OASE. A meditação foi baseada no texto de João 13.31 a 35. O P. Adi destacou o amor de Jesus e o convite para amarmos como Jesus amou. O nosso amor precisa fazer a diferença, transformar e dar dignidade a quem a perdeu, carregar o peso uns dos outros, ajudar. Amor que se dá e se entrega para que tenha mais vida em abundância. Este momento de reflexão terminou com o canto “Amar como Jesus amou”.

A seguir, foi lida a Convocação para esta Assembleia, feita a verificação de quórum e lida a Ata da última Assembleia que foi aprovada.

O P. Sinodal Ricardo Cassen trouxe uma palavra de saudação. Sua palavra baseou-se no texto bíblico previsto para a pregação no final de semana passado de Gálatas 1.11 a 24. Em sua palavra destacou que é preciso estar aberto a receber até aquelas pessoas que não fazem parte da caminhada e desafiou as mulheres a continuarem motivadas e dedicadas no trabalho da OASE.

Seguiu-se com a PALESTRA com o P. Cláudio de Marchi, que trouxe uma palavra sobre o Tema e Lema do Ano: “Pela Graça de Deus Livres para Cuidar” – “Buscai o BEM e não o MAL” (Amós 5.14).

P. Claudio marcou em sua fala a importância de caminhar juntos na mesma direção. Afirmou que a escolha de um Tema e um Lema a cada ano nos ajuda nesta caminhada. O impulso que recebemos para a reflexão do Tema para este ano vem da Federação Luterana Mundial para o triênio 2015 a 2017: Livres pela Graça de Deus, acompanhado de três subtemas: A Salvação não está à venda; Seres Humanos não estão à venda; a Criação não está à venda. A IECLB acolhe este tema e o contextualiza para a dimensão do Cuidado.

O Lema bíblico de Amós 5.14a traz a preocupação com a ética, como esforço diário por discernir o que é certo para agir de forma responsável, tanto para o rumo de uma Igreja missionária quanto para o futuro da sociedade.

Com um jeito cativante e contando histórias o P. Cláudio de Marchi versou sobre Ética, Liberdade, Graça, Responsabilidade, Discernimento.

Na parte da tarde aconteceu a posse da Pastora Daniela Lamb na orientação da OASE Sinodal. O P. Sinodal Ricardo Cassen convidou os Ministros e Ministras presentes na Assembleia para este momento de oração e bênção. Na sua fala lembrou e agradeceu o trabalho realizado pela Pastora Dulce Engster que entrega o cargo por assumir o acompanhamento do grupo ECC do Sínodo.

Logo após este momento a Sra. Delci apresentou seu relatório. Em sua apresentação lembra com carinho de todas as pessoas que estão juntas e animadas neste caminhar com os grupos de OASE. Lembra também da importância da Comunicação para realizar um bom trabalho. Lembra com carinho e gratidão de cada atividade realizada em 2015 e do quanto se aprendeu e de quantas experiências foram partilhadas. Com certeza foi bênção de Deus e sentimos o cuidado de Deus através de tantas mãos e vocações. Experimentamos na prática o cuidado de Deus através do cuidado de umas com as outras. Destacou que a OASE continua sendo esteio em suas comunidades ajudando em muitas tarefas e situações. O crescimento nem sempre acontece estatisticamente, mas com certeza espiritualmente, concluiu.

Logo a seguir foi realizada a apresentação das contas da OASE Sinodal. Foi lido o Parecer do Conselho Fiscal e as contas e orçamento foram aprovadas.

Foram também lembradas as várias atividades que ainda acontecerão e feitos os seguintes convites: Encontro Sinodal de Coros da OASE (17 de agosto); Encontro Sinodal de Recuperação e Descanso (04 a 06 de outubro) e Encontro de Mulheres com Celebração de Advento (07 de dezembro).

A Assembleia encerrou com a celebração da Santa Ceia, oficiada pela Orientação Teológica da OASE, Pastor Adi Pfeiffer e Pastora Daniela Lamb. Como testemunho e gratidão pela caminhada realizada pela Igreja através dos Temas do Ano a oferta foi novamente levantada para a Campanha Vai e Vem. A celebração terminou com um caloroso abraço e o hino da OASE “Jesus Cristo é Rei e Senhor”.