Com a alegria do encontro e animadas para olhar para sua história, 45 mulheres e 4 homens, se despediram na IECLB-paróquia Serra/ES. Após acolhida com cantos e breve reflexão dirigida pelo P. Ernobio Velten, e palavras de abertura da Pa. Dra. Rosane Pletsch, seguiu-se a palestra da Prof. Dra. Claudete Beise Ulrich. Ela iniciou abordando o tema Mulheres Reformadoras, aonde apresentou uma biografia exaustiva da Catarina von Bora, referindo também a outras mulheres do movimenta da reforma, como por exemplo, Argula von Grumbach, Katharina Schutz Zell, Elisabeth von Calenberg-Göttingen, Herzogin von Braunschweig-Lüneburg e Elisabeth von Meseritz Cruciger. Esta última, recebeu um destaque posto que é a primeira compositora protestante e pomerana, pois dela o hino de número 67 no hinário da Igreja Evangélica da Alemanha Herr Christ, der einig Gottes Sohn – Jesus Cristo o único filho de Deus.
A Claudete ressaltou a coragem e o talento destas mulheres, que ousaram avançar na busca da liberdade e afirmação da dignidade humana, sempre fundadas no Evangelho, umas em contato direto com Martim Lutero e por recebido grande influência dos princípios protestantes. Em suma, a palestrante Dra Claudete Beise Ulrich salientou que A Reforma não teria acontecido sem a participação das mulheres, é isto que afirma o historiador Martin H.Jung, quando diz: Keine Reformation ohne Frau. A propósito deste tema, informou que ela e sua colega Pa. Heloisa Dalfert; por ora atuando na Alemanha, estão trabalhando na confecção de um livro que será lançado em 2017.
Ainda na parte final do seminário, a Pa. Rosângela Stange apresentou a camiseta comemorativa do Jubileu “Luteranas celebrando os 500 anos da Reforma; também informou que o layuot é dela e quem quiser multiplicar a camiseta pode entrar em contato com ela.
Ainda antes do encerramento, a Pa. Dra Rosane Pletsch convidou para os próximos encontros da OASE: Dia 20.09.2016, às 14 horas, encontro em Cariacica(Programa especial relativa a semana nacional da OASE) e no dia 13.11.2016, todo dia, encontro inter-UPs em Rio Ponte, sendo para lá será contrato um ônibus. Não por último, registramos o agradecimento à comunidade/paróquia da Serra, pela acolhida e o gosto café e doces-cucas servidos no encerramento. Muito obrigado!