|

No domingo, dia 24 de julho de 2016, deu-se a inauguração e dedicação da nova casa paroquial da Paróquia São Tomé na cidade de Porto Xavier/RS. Com a inauguração e a dedicação da casa, transferiu-se também a sede da Paróquia Evangélica São Tomé de Porto Lucena/RS para Porto Xavier/RS, que é a maior comunidade da Paróquia. Estiveram presentes no ato da dedicação além das lideranças da Paróquia e das comunidades, o Pe Aloísio da Paróquia Católica de Porto Xavier. Representando o Sínodo Noroeste Riograndense esteve presente o vice presidente do Conselho Sinodal, Ernani Krause, que em nome do Sínodo saudou e parabenizou a paróquia pela edificação da nova casa. O presidente da Paróquia, Sr. Valdomiro Kophal, relatou o histórico da construção da nova casa paroquial e agradeceu ao P. Elson Lauri Rysdyd pelo empenho para a concretização da obra e o encaminhamento dos respectivos documentos. O Construtor da casa repassou a chave para abrir a porta ao presidente da Paróquia, que a repassou ao Pastor Sinodal, que, por sua vez, as repassou ao P. Marcos Rogério Radecke, desejando que a paz e a proteção de Deus se façam presente nesta moradia que juntamente com sua família, será o primeiro ministro a morar na casa, abriu a porta declarando: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Que deus abençoe a nossa entrada e nossa Saída.” O ato da dedicação da casa foi oficiado pelo Pastor Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense, P. Vilson Emilio Thielke.

No mesmo domingo deu-se também o culto de despedida e desinstalação do P. Elson Lauri Rysdyd, que atuou de forma marcante na Paróquia São Tomé por 7anos e seis meses. A Paróquia São Tomé agradeceu a dedicação do P. Elson por todo o desempenho e de maneira especial pela forma responsável no auxílio e na organização financeira da Paróquia. Também por parte do Sínodo Noroeste Riograndense houve um agradecimento pela cooperação do pastor nas atividades do Sínodo, onde acompanhou de perto o envolvimento do Sínodo com as Barragens no Rio Uruguai. Igualmente foi exemplar a sua ação junto a Pastoral da Agricultura Familiar e Direito à Terra, a qual coordenou por vários anos. Também a Coordenação Sinodal da OASE deixou seu agradecimento pela dedicação do Pastor Elson na orientação teológica que exerceu juntamente com a colega Alice Klostermeyer Griebeler.

Com a saída do P. Elson da Paróquia São Tomé, agora com sede no município de Porto Xavier, o P. Marcos Radecke foi eleito pelo Conselho Paroquial para assumir as atividades pastorais, que terão início no dia 01 de agosto próximo. Desejamos ao P. Marcos e à Paróquia São Tomé êxito nas atividades sob as maravilhosas bênçãos de Deus.