|

Aconteceu no dia 16 de agosto na Paróquia de Nova Estrela, o 6º Seminário da Agricultura Familiar. Com assessoria do CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia), com o tema Valorização e Aproveitamento dos Produtos da Sociobiodiversidade.

Na parte da manha, logo após a meditação da Diácona Cátia Patrícia Berner, Ingrid M. Giesel coordenadora do CAPA Erexim, falou da vinculação da instituição com a IECLB. Em seguida, Daiane de Mattos conduziu a palestra sobre produtos da sociobiodiversidade e propôs uma atividade em grupo com a seguinte proposta: Listar produtos, como frutas ou sementes comestíveis. E a maioria não faz mais parte do cardápio de muitas pessoas. Por tanto, a base alimentar deve ser diversificada.

Em seguida Dioner Zanatta Junior apresentou várias espécies de frutas e plantas que estão desaparecendo e falou da importância de cada um na fauna e flora. Uma dela é a palmeira Juçara natural desta região e hoje quase não existe mais.

Na parte da tarde aconteceu a oficina de despolpamento de frutas e degustação do suco. Na parte final os participantes assistiram o vídeo “Desafios da Sustentabilidade” na Rio + 20, narrado por Fernanda Montinegro, que menciona o quanto temos que fazer tudo com responsabilidade pesando na sustentabilidade do planeta. Preservar, reduzir e reciclar. O futuro e a continuidade da vida estão na força das sementes.

Formação Sínodo Uruguai – IECLB