|


Entre os dias 11 de outubro a 01 de novembro, os jovens: Adriana Josefa da Silva Neves, Germesson José da Silva, Iractan José da Silva, Rutiane Bezerra da Silva e Simone Severina de Oliveira, juntamente com Diác. Davi Haese realizaram um Intercâmbio Cultural com as Comunidades Luteranas: Tellingstedt e Wehye na Alemanha, com as quais a Pro Ludus O Caminho e a Igreja Luterana de Gravatá-PE tem uma parceria estabelecida. O tema do intercâmbio foi: “RAÍZES DA NOSSA FÉ”.

Este foi o Terceiro Intercâmbio, o segundo na Alemanha, pois a proposta é que de três a três anos possa acontecer, em forma de rodízio. O mesmo tem como objetivo: A troca de experiências; fortalecimento de vínculos comunitários; conhecer outra cultura, a situação sócio, política, econômica e ambiental. É uma experiência única, onde os jovens tem a oportunidade de rever princípios e valores, adquirir novos conhecimentos e voltar para a sua comunidade com intuito de semear aquilo que viram e aprenderam, principalmente entre as crianças, adolescentes e jovens, entre esses, onde há muitos que vivem em situação de vulnerabilidade social e pessoal.

O grupo realizou vários momentos de experiências, tais como: Visita Escola Pública da cidade, Visita a Energia Eólica e Fábrica de Gás Biológico; Debates sobre questões políticas; Passeio de charrete conhecendo o BREJO e a importância de sua preservação para o Dióxido de Carbônio no planeta; Diálogo sobre a situação dos refugiados da Síria na Alemanha; Visita a cidade Wittenberg, o berço da Reforma Protestante; Visita a cidade de Bitterfelf- Sandersdorf, uma das regiões da Alemanha onde o meio ambiente foi muito agredido pelas indústrias, e hoje está sendo recuperado com esforço do governo e a comunidade local; Visita ao Castelo medieval Wartburg em Eisanach, Castelo em que Martinho Lutero, se refugiou por dez meses e fez a tradução do Novo Testamento, o transformou num dos pontos mais importantes para o Protestantismo;

O grupo também conheceu a capital Berlim, de forma especial o Parlamento Alemão, com um encontro marcado com um Deputado Federal, do Partido Democrata; Visitou o Portal de Brandenburgo; Monumento em homenagem aos milhões de judeus mortos na II Guerra Mundial; Visita a Cidade de Bremen, o Centro histórico; Foram realizadas celebrações em conjunto, Culto da Reforma e outros.

Os jovens voltaram encantados e muito motivados(as) para aplicar aquilo que e viveram aprenderam na Alemanha. Tiveram o momento para refletir do porquê se tornar luterano(a), e fazer a Confissão de Fé? Já que não conheciam a Igreja Luterana antes. Assim relataram, no culto da Reforma na Comunidade de Tellingstedt, através do texto: “Hoje fomos indagados com a seguinte pergunta: POR QUE VOCÊS ESCOLHERAM SER LUTERANOS? Então foi o momento em que paramos e começamos a procurar dentro das nossas mentes e dos nossos corações o real motivo da nossa escolha. Começamos analisar nossa caminhada dentro da igreja em Gravatá-PE e a Pro Ludus O Caminho, e o que isso tem agregado em nossas vidas nesses anos de caminhada.

E foi lindo perceber que depois de ter entrado na igreja, nos tornamos pessoas melhores, é lindo perceber que temos uma igreja de Deus em nosso meio, a uma crise de identidade e espiritualidade. Igreja essa que evangeliza a palavra de Deus com responsabilidade e amor, que tem a consciência de que evangelizar não é uma simples prática da igreja, mas é o motivo pelo qual ela existe. A igreja Luterana nos ensina que somos a continuidade do trabalho de cuidado que Cristo iniciou na terra.

Escolhemos ser LUTERANOS, porque foi na nossa vivência diária dentro da igreja que aprendemos mais sobre Deus e seu amor por nós, porque foi nesta igreja que aprendemos princípios e valores de verdadeiros cristãos. Por que podemos ser livres para falar, questionar, dar nossa opinião e falar o que acreditamos ser certo ou não. Nós podemos ser ouvidos. Porque não precisamos rotular as pessoas e “não somos rotulados”.
Somos felizes por sermos LUTERANOS, e, por seguir firme no compartilhamento, na vivência autêntica e genuína de uma fé que está baseada na graça, na igualdade, na tolerância, na diaconia e no amor ao próximo, e principalmente por continuar crescendo humanamente nessa grande família”. (Relato de seis Jovens Luteranos da Comunidade Luterana de Gravatá-PE).

Diác. Davi Haese
Ministro da IECLB local
Diretor da ONG Pro Ludus O Caminho