|

Vinte e oito de outubro, cinco horas da manhã, inicia-se a viagem destinada a realizar visita e planejamento missionário nas comunidades localizadas no sertão nordestino. Fazem parte da comitiva o P. Dr. Pedro Puentes (Secretário de Missão da IECLB), P. Dalcido Gualke (Pastor Sinodal do Sínodo Brasil Central); Diácona Débora Krauser Santos (Assistente Comunitária do SBC) e Armando Pedro Maurmann (Presidente do Conselho Sinodal do SBC). Nossa primeira parada a cidade de Bom Jesus/PI onde ocorreu encontro de planejamento envolvendo as comunidades de Bom Jesus/PI e Nova Santa Rosa. Após as atividades do dia foi possível conhecer os terrenos destinados a construção de templo, salão comunitário e moradia pastoral em Bom Jesus, encerrando os trabalhos foi celebrado culto junto com membros da comunidade local.

Seguindo viagem rumamos para Teresina/PI conhecendo mais de perto a realidade do Ponto de Pregação de Teresina/PI, originária de projeto da Missão Zero. Participamos de celebração junto com os membros da comunidade. Nosso próximo destino Araripina/PE onde visitamos o templo do Ponto de Pregação de Araripina.

Após o pernoite seguimos para Crato/CE e Juazeiro do Norte/CE nossa próxima parada. Na cidade de Crato, inicialmente, nos encontramos com os ministros ordenados e missionários da Área Missionária Luterana do Sertão Nordestino para reunião, via internet com lideranças da Missão Zero, em Curitiba/PR. Foi uma experiência gratificante onde o diálogo franco e aberto proporcionou uma enriquecedora visão de como o trabalho e a administração funcionam e as possibilidades de um trabalho conjunto entre Missão Zero e o Sínodo. Continuamos no dia seguinte com a Diác. Débora conduzindo a realização do Planejamento Missionário da Área Missionária, que funcionou também como capacitação para as lideranças realizarem o Planejamento Missionário nos Pontos de Pregação. O Projeto Missão Zero constitui-se da Área Missionária, com organização semelhante de Paróquia com vários pontos de pregação. Ao final da reunião de planejamento foi distribuído um exemplar do Roteiro para o Planejamento a cada ministro ordenado e lideranças dos Pontos de Pregação. No dia seguinte iniciamos nosso retorno à Brasília conhecendo os Pontos de Pregação de Petrolina/PE e Juazeiro/BA.

Na manhã de 04 de novembro a coincidência do vestuário mostrou que mentalmente estamos sintonizados com a Missão da Igreja. O desejo é de que a IECLB possa desenvolver, crescer e contribuir com a realidade do Norte e Nordeste. As instâncias tem uma tarefa importante no apoio ao trabalho realizado nas pequenas comunidades que atuam nessa realidade.

Ao anoitecer do dia 04 de novembro, após 4.316 km rodados chegamos de volta a Brasília com a sensação de que nossa viagem, apesar de longa e cansativa, constitui-se de um grande aprendizado e mostrou-nos diferenças culturais e diferentes modos de fazer missão junto a uma população onde o sincretismo religioso faz parte do cotidiano de cada um.