Com gratidão a Deus que as coordenadoras paroquiais, juntamente com suas vices, se reuniram para o encontro Sinodal. O evento aconteceu nas dependências da Comunidade Reconciliação – Paróquia Trindade de Pelotas/RS, no dia 08 de novembro de 2016.
A Sra. Maria Cecília Mathies, presidenta da OASE Sinodal e a Sra. Leda Wally Verríssimo, vice presidenta da OASE Sinoda,l acolheram as participantes do encontro.
A reflexão inicial coube a pastora local, Pa. Beatriz Regina Haacke. Fazendo uso do versículo bíblico de Mateus 24.42, a pastora lembrou que logo mais estamos encerrando o ano litúrgico e, assim, com o domingo de Advento, mais um ano terá o seu início no calednário da Igreja Cristã. O momento foi concluído com uma palavra de oração.
O tema do encontro, Chamadas a cuidar da Comunhão, do Testemunho e do Serviço, foi desenvolvido pela Pastora Sinodal Roili Borchardt. Ela lembrou que todas nós, um dia fomos chamadas por Deus. Todas também temos um nome.
No Antigo Testamento, os hebreus acreditavam que dar um nome a algo correspondia a abarcar e controlar aquilo que era nomeado. O nome dos filhos dizia respeito a sua essência, seus atributos, identidade ou peculiaridade. Por isto temos muitos exemplos no Antigo Testemaneto de pessoas que receberam nome que tinha algum significado. Exemplo: Moisés = tirado das águas; Débora = abelha; Josué = Javé é salvação; Raquel = ovelha; Sara = princesa; Abraão = pai de numerosa multidão; Rute = amiga…
A seguir foram mencionados nomes bíblicos de mulheres que, chamadas por Deus, souberam fazer diferença no contexto em que atuaram. Desta forma, lembramos de:
– Mirian (Ex 15. 20-21);
– Débora (Juízes 4 e 5);
– Viúva de Sarepta (1Reis 19.8-24);
– Hulda (2 Reis 22.14-20);
– Dorcas ou Tabita (Atos 9. 36-43);
– Lídia (Atos 16.14-15);
– Lóide e Eunice (2Timóteo 1.5).
Após a explanação das mulheres bíblicas, as participantes foram desafiadas a refletir sobre as questões: Como estamos assumindo o chamado de Deus? O que estamos semeando enquanto mulheres da OASE?
O estudo do tema foi concluído lembrando que o melhor testemunho é a vida e que Jesus continua chamando e convidando pessoas para a missão de anunciar e propagar o Evangelho.
Na parte da tarde houve a oficina de natal e depois a amiga oculta. O encontro foi encerrado com momento de oração, benção e envio.