|

 

O Grupo de Casais Reencontristas da Comunidade reúne-se mensalmente no centro, porém o último encontro do ano, no mês de dezembro, é muito especial e é feito em Itaára, com os familiares. A expectativa e o preparo para este Encontro é sempre muito grande, pois o programa inicia com um Culto Natalino, ao meio-dia um farto churrasco, pela tarde prossegue com a troca de presentes dos “amigos secretos”, agradecimentos pelo ano que finda e também homenagens.

E este dia 04 amanheceu ainda com uma leve garoa, pois havia chovido no dia anterior, nos colocando a dúvida se as atividades que sempre são realizadas nas sombras das árvores, ali aconteceriam. Quando chegamos, a turma dos assadores já se encontrava em atividade, com um “coordenador” novo, o José Orion, que os animava, aliás coisa que fez com muito entusiasmo o dia inteiro. O altar da Igreja estava preparado com os ornamentos de Natal e com um presente bem grande, despertando a imaginação de todos. Quem o ganharia? Ao contrário de outros cultos, quando saíamos da Igreja para levar a Santa Ceia aos churrasqueiros, este ano eles nos visitaram e foram os primeiros a receber a dádiva divina. Também abrilhantou o evento, o Pastor Sinodal Bruno Ari Bublitz e sua esposa, que pelo terceiro ano comparecem com sua simpatia e carinho para participar. Ah, mas no final do culto, o Pastor solicitou que eu levasse o presentão até o salão. Avaliei o peso do mesmo e fiquei mais curioso ainda.

Então, devido ao fato de ter chovido, o solo do bosque estava muito úmido, não sendo recomendável instalar as mesas ali. Assim, o almoço e as atividades da tarde aconteceram todas no salão, o que também foi muito acolhedor e positivo, pois ficamos todos em mesas próximas, gerando um clima acolhedor e fraterno no ambiente, muito condizente com a época que estamos vivendo. E por entrar nesse assunto, não poderia deixar de mencionar as homenagens prestadas pelo Pastor, no culto e por diversos membros, referente ao fato da queda do avião que conduzia o time de futebol da Chapecoense, de Santa Catarina. Foram mensagens colocadas com emoção e carinho aos falecidos, familiares e amigos. Rogamos também ao Criador que lance muita Luz a todos.

Depois da sobremesa, chegou o momento da troca de presentes, entre os amigos secretos. Este também é um momento mágico, porque o objetivo principal não é receber algo, mas sim, dar algo de si. Dar uma lembrança, sim, mas principalmente envolver os amigos com um abraço fraterno, com o objetivo de também ofertar o Cristo menino que mora no nosso coração. Mas e a caixa de presente que levei da Igreja? Foi para um jovem muito merecedor, que está prestes a finalizar uma etapa muito importante para ele e para a nossa Igreja. É o teólogo Renan Schlemper, que faz seu PPHM em nossa Comunidade, passou com brilhantismo por todos os testes e atividades práticas e em 2017 iniciará seu pastorado em terras distantes. Foi muito homenageado por isto, ficamos muito felizes em fazê-lo e a emoção foi muito grande de ambas as partes. Desejamos muitas felicidades ao futuro Pastor Renan e que o Senhor da Igreja sempre o ampare.

E como o dia era de confraternização e alegria, encerramos o Encontro cantando em alto e bom som, músicas populares, abrilhantadas pelo conjunto musical Fritholdo e Arno e acompanhamento rítmico de diversos participantes, enquanto a coordenação desmontava e guardava tudo.

Como Grupo de Casais de Santa Maria desejamos a todos Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Pedro Patzlaff, Secretário do Presbitério e membro do grupo de casais.