O Grupo de Liturgia da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Belém – Paróquia Aliança, composto por Valdir Baebler, Martin Boldt e Flosina Gaede Boldt, com acompanhamento musical de Floterio Foesch e Thiago Seick que acompanharam os hinos entoados pela comunidade, realizou neste ano de 2016 nove Encontros de Advento nos Setores da Comunidade de Belém e um Encontro na Comunidade Do Caminho.
Os textos bíblicos que serviram de base para a reflexão encontramos em Gênesis 3.1-13 e no Evangelho conforme Lucas 21.7-19, a partir dos quais o integrante do Grupo de Liturgia, Martin Boldt, partilhou a seguinte mensagem:
Advento significa um novo começo, motivo de lembrar-se da desobediência humana, bem como a misericórdia e o amor de Deus. Façamos um resumo desde a criação do mundo até o Apocalipse. Adão e Eva, no paraíso, ouvindo a voz da cobra e desprezando a palavra de Deus. Noé, o fiel servo de Deus, fala ao povo sobre a maldade e as injustiças e o povo é surdo. Abraão e Sara recebem a promessa de Deus de ter uma dependência como areia na praia e as estrelas no céu, mas a Sara é estéril. Na velhice, aos cem anos, foram abençoados com um filho. Deus sempre cumpriu a sua promessa. Deus enviou muitos profetas para guiar o povo, mas o povo vivia longe de Deus, só sabia fazer cobranças. Então veio o seu Filho, Jesus, o novo acordo, mas o povo vivia como se nada tivesse acontecido. E hoje? Tudo se faz para acumular muitas riquezas que o mundo nos oferece, vivendo igualmente como os antepassados, infiel a Deus. Lembramos que um dia virá o juízo final, e o Pastor separa as ovelhas dos cabritos, os bons a sua direita e os maus a sua esquerda. Jesus nos faz convites (João 14.1-3, Apocalipse 21.1-5, Apocalipse 22.12). Além da mensagem, o Grupo também explicou o significado e como surgiu a Coroa de Advento.
No encerramento dos encontros as famílias que nos receberam ofereceram um lanche como forma de agradecimento pela participação de todos.
Em primeiro lugar agradecemos a Deus que nos auxiliou na realização dos Encontros, às famílias que nos receberam em suas casas, a todas as pessoas que participaram. Também agradecemos ao Thiago Seick e Floterio Foesch que nos acompanharam nos hinos entoados.
Texto: Valdir Baebler e Martin Boldt
Revisão de texto: Pastor Jorge Dumer
Fotos: Valdir Baebler – Flosina Boldt – Leticia Küster