|

À tarde e a noite do Quarto Domingo de Advento – dia 18 de dezembro de 2016 – foram de “festa” na Paróquia Aliança. Aconteceu na Comunidade Do Caminho, em Alto Rio das Pedras – Santa Maria de Jetibá/ES, mais uma Cantata Natalina da Paróquia Aliança com a participação das famílias membros das comunidades que integram a Paróquia (Belém, Martim Lutero e Do Caminho), num total de aproximadamente 300 pessoas. É um evento paroquial que se realiza anualmente em forma de rodízio nas comunidades, congregando todos os grupos e setores de trabalhos que apresentam canções alusivas ao Natal.

O Presidente da Paróquia, Valdir Baebler, e o Pastor da Paróquia, Jorge Dumer, acolheram os presentes com palavras de Isaías 9.2 e 6 e um momento de Oração conduzido pelo Pastor. O Pastor lembrou que essa promessa de Deus anunciada pelo Profeta se cumpriu com o nascimento de Jesus.

Participaram com lindas canções de Natal os seguintes grupos, setores de trabalho, pessoas individualmente e duplas: Coro Paroquial de Trombones, Coral Paroquial de Vozes, Coral de Vozes das comunidades de Belém, Martim Lutero e Do Caminho, Coral Infanto-Juvenil “Coralzinho de Jesus” da Comunidade de Belém, Grupo de Canto “Estações” formado por integrantes das comunidades de Belém e Martim Lutero, Grupos da OASE das comunidades de Belém, Martim Lutero e Do Caminho, Grupo da OASE Paroquial, Grupo da JE da Comunidade Martim Lutero, Grupo do Ensino Confirmatório Paroquial, Dupla Joelza e Efraim da Comunidade Martim Lutero, além dos seguintes membros da Comunidade de Belém: Jesebel Foesch Falk, Mayara Foesch e Flotério Foesch. Ao todo foram 17 apresentações, totalizando 32 canções, além do hino “Noite Feliz” entoado como Poslúdio pelo “Coralão” formado por todos os Grupos e Corais que se apresentaram.

Ao final das apresentações, o Pastor fez uma breve reflexão dizendo que cada canção entoada trouxe uma mensagem de louvor, de fé, de esperança, mas também de reflexão. Destacou que a Cantata é muito mais que um show / espetáculo para assistir; é um momento de intensa participação de todos e de reflexão. Lembrando Martim Lutero, disse que um dos objetivos da música na Igreja é o louvor e a pregação da Palavra de Deus, além de ser terapêutica e poimênica, pois ela conforta os tristes, encoraja os desesperados, torna humildes os orgulhosos, acalma os inquietos e tranqüiliza os que estão tomados pelo ódio. Enfatizou que assim também é com as canções natalinas que foram executadas, desejando que a letra de cada hino possa se traduzir em ações concretas neste e a partir deste Natal fazendo a diferença na vida pessoal e comunitária de cada pessoa e família. Motivou que cada família presente levasse esse testemunho para quem não esteve presente. Por fim, frisou que o maior presente no Natal não é o papai Noel quem dá, mas é o Deus “Imanuel” que nos deu Jesus Cristo para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.

O Presidente da Comunidade anfitriã e vice Presidente da Paróquia, Armindo Lemke, agradeceu a todas as pessoas e famílias pela presença e participação, em especial aos Grupos, Corais e pessoas que se apresentaram. Convidou a todos para um momento de confraternização com café partilhado, lembrando que um dos ensinamentos trazidos e deixados por Jesus foi o milagre da partilha.

O Presidente da Paróquia também fez uso da palavra reforçando os agradecimentos feitos, destacando que o Natal é um tempo propício para refletir sobre o tempo que damos para Deus e para a convivência familiar em meio às muitas correrias do dia-a-dia. Motivou e desejou que cada pessoa e família reflita sobre isso neste Natal e sempre. Lembrou e convidou para as programações natalinas nas Comunidades nos dias 22 a 25 de dezembro.

Somos gratos a Deus por essa oportunidade, pelos dons de cada grupo e pessoa que se dedica à música na Igreja, pois através da música exercemos um ministério no sacerdócio geral de toas as pessoas batizadas. Obrigado a todos e todas pela participação e obrigado à Comunidade Do Caminho pela acolhida, em especial à Equipe da Cozinha que preparou o café e o suco para acompanhar os “comes” que cada família trouxe para partilhar e organizou a “mesa comum” para a confraternização.


Texto: Pastor Jorge Dumer
Fotos: Thiago Seick e Leticia Küster
Vídeo: Thiago Seick e Valdir Baebler

 

 

CORALÃO DA PARÓQUIA ALIANÇA CANTANDO NOITE FELIZ