|

Uma dimensão fundamental da vivência da fé diz respeito a momentos celebrativos que podem acontecer em espaços e momentos diversos.

Culto é um encontro de pessoas que se reúnem em nome de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. As pessoas se colocam à disposição para que Deus as sirva através de Palavra, Sacramentos, perdão, comunhão, envio e bênção. Deus serve a seus filhos e a suas filhas para que possam serví-lo no mundo em que vivem, ofertando seu tempo, seus talentos, seus dons e seus bens.

Esse culto em nome de Deus requer formas e expressões litúrgicas que o identificam como culto cristão e culto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. A maneira de celebrar o culto em comunidade necessita sempre de contextualização uma vez que o evangelho também carece de encarnação. A contextualização é alimentada pelos elementos culturais de cada tempo e de cada lugar. Ela se orienta pelos elementos universais e ecumênicos da liturgia cristã. Esses elementos identificam o culto como cristão.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil aprovou uma Ordem Litúrgica que serve de referência para toda a Igreja. As comunidades têm como referência para o anúncio da Palavra de Deus o Lecionário Ecumênico. Por meio da Ordem Litúrgica e pelo Lecionário as comunidades se sentem irmanadas como comunidades de uma mesma igreja. Os ofícios também seguem um rito básico estabelecido pela Igreja. Nas celebrações faz-se uso da riqueza e diversidade da arte litúrgica presentes na música, desenhos, quadros, paramentos, vestes e dramatizações.

Quer conhecer mais?

Acesse:

Culto e Liturgia

Música