|

150 anos da Comumidade Evangélica de Confissão Luterana em Agudo/RS

No dia 15 de janeiro a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Agudo comemorou os 150 anos de sua história. A comemoração teve início com um culto de Ação de Graças e teve como pregador o pastor presidente da IECLB, o P. Dr. Nestor Paulo Friedrich, que teve o privilégio de pregar em sua terra natal neste culto especial. Durante o ano de 2017 inúmeras atividades estão programadas para marcar esta data dos 150 anos e que vai culminar com a celebração dos 500 anos da Reforma Luterana.

Pensando nos 150 anos de história da comunidade, o pastor Varno Senger diz: “A história é construída a partir de passos que vão sendo dados dia após dia. Cada evento desta caminhada pode adquirir diferente peso. Em 150 anos de existência muitos foram os passos e muitas foram as experiências vividas. Mas se observarmos bem, veremos que não são apenas 150 anos. Existem passos anteriores. Pois assim como cada ser humano precisou ser gestado para só então nascer, assim também a história da comunidade precisou ser gestada para que ela se tornasse real. E assim aconteceu com os primeiros imigrantes, chegados à Colônia Santo Ângelo – Agudo, em 1857, pessoas e famílias de fé, que se reuniam no Galpão que os acolheu no Cerro Chato, cantavam hinos e rezavam e ouviam a leitura da Bíblia. Mais tarde, quando já estavam em seus lotes, reuniam-se junto ao “Mohinho dos Pötter” e ali celebravam seus cultos e encontros. O primeiro Culto foi realiza em 1862 e, há 150 anos atrás, 16 de Janeiro de 1867, em Assembleia Geral, fundaram a Deutsche Evangeliche Gemeinde da Colônia Santo Angelo – Agudo – Comunidade Evangélica de Agudo.

150 anos! Apenas alegrias? Não. 150 anos de muitas alegrias e muitas dores. Porém, 150 anos repletos da graça de Deus. Por isso damos graças ao bom Deus por esta história construída com muito suor e dedicação…”

A todos e todas que ajudaram a escrever esta história, a nossa gratidão! Rogamos a Deus para que Ele, com seu olhar misericordioso conduza esta comunidade no caminho do… “agora são outros 150”.

Carinhosamente
Pastor Sinodal Bruno Ari Bublitz.