|

A Série de Concertos de Órgão de Tubos, comemorativa aos 500 anos da Reforma Luterana trouxe neste ano à Paróquia da Paz em Joinville, Dieter Andreas Pabst, no dia 20 de março.

Tomando como pano de fundo o jubileu de 500 anos da Reforma Luterana, o organista Dieter Andreas Pabst preparou um programa variado com diversos timbres e estilos musicais. A música de origem luterana está presente não só na forma dos famosos corais do século XVI, como “Christlag in Todesbanden”, de autoria de Martin Luther e arranjo de Johann S. Bach como também através da música de compositores que atuaram no seio luterano, como Bruhns, Krebs e Mendelssohn. Cronologicamente o programa abrange mais de cinco séculos de música, chegando até o século XX com Pietro Yon. Geograficamente abrange não só a Alemanha, berço da Reforma, como também a música italiana tão admirada pelos compositores da Europa central em diversos momentos da história, com a sonata do compositor italiano Bellinzani e o concerto à italiana do alemão Händel. 

Programa

Nicolaus Bruhns Praeludium
1665-1697  
   
Johann Sebastian Bach Wo sol lich fliehen hin BWV645
1685-1750 Sonatina da Cantata ActusTragicusBWV106
  Christlag in Todesbanden BWV625
   
Paolo Benedetto Bellinzani Sonata em sol menor
1690-1757 Adagio.Allegro.Adagio.Allegro
Flauta doce – DieterPabst  
Fagote – HenrietteHillbrecht  
Órgão – David Ludewig  
   
Georg Friedrich Händel Concerto Opus 4 no. 4 em Fá Maior
1685-1759 Allegro.Andante.Adagio.Allegro
   
Johann Ludwig Krebs Wer nur den lieben Gott lässt walten
1713-1780 Praeambulum.Choral.Choral alio modo 
   
Pietro Alessandro Yon Toccatina for Flute
1886-1943  
   
Felix Mendelssohn Bartholdy Sonate II 
1809-1847 Grave.Adagio.Allegromaestoso e vivace

Dieter Andreas Pabst

Dieter é de Joinville, de onde saiu para se aperfeiçoar no mundo da música, no estudo do órgão de tubos. Estudou órgão com Lucy Mary Costa Leão em Joinville e Elisa Freixo em São Paulo, tendo participado de diversos cursos de interpretação com os professores, Josinéia Godinho, Júlio Amstalden, Marco Brescia, Edite Rocha, Delphim Rezende, Bruno Forst, Jan Willem Jansen, Ludger Lohmann, Guy Bovet e Elisa Freixo. Desde 2005, tem atuado, como regente, organista e músico de câmara. Destacando-se também pela sua atuação na IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), em cursos de formação e na regência em diversos eventos da Comunidade Evangélica de Joinville e do Sínodo Norte Catarinense. Foi organista auxiliar em Tiradentes nos anos de 2014 e 2015.

Atualmente, cursa o bacharelado na Escola Superior de Música Sacra de Herford (Alemanha), sob a orientação do organista Stefan Kagl (órgão) e Elisabeth Schwanda (flauta doce). Atua como chantre, organista e regente, em Herford, na Comunidade de Elverdissen.

O concerto contou também com a presença de Henriette Hilbrecht no fagote e David Ludevig no canto.

Foi uma realização do Ministério de Música da Paróquia da Paz em parceria com o Sínodo Norte Catarinense.