“Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência.” (Colossenses 3.12). Com a palavra bíblica de Colossenses, iniciamos o seminário de formação para orientadoras/es do culto infantil, do Sínodo Sul-Rio-Grandense.
Neste ano, a anfitrião do encontro, foi a Comunidade Evangélica de Arroio do Padre II, localizada no município de Arroio do Padre. O encontro aconteceu no dia 1º de abril e contou com a presença de 132 pessoas.
O seminário é promovido anualmente pelo setor sinodal do Culto infantil e, por três anos consecutivos, teve como enfoque geral o tema: “Lutero e as crianças”, tendo em vista os 500 anos da Reforma Luterana.
O P. Edwin Fickel foi o assessor para abordar o tema “Lutero e as crianças – sacramentos”. Destacou que “os sacramentos são as mãos visíveis e misericordiosas de Deus estendidas ao pecador arrependido. Apegar-se em fé a esta promessa que vem de fora (a qual devemos nos agarrar firmemente como quem está se afogando se agarra firmemente nas mãos de um salva vidas) é um convite gracioso que Cristo nos faz. Um convite a alegria e ao júbilo”.
Na parte da tarde tivemos 4 oficinas, sendo elas: Contação de histórias – Roda cantata – Jogos e brincadeiras – Trabalho manual com material reciclado. Cada participante teve a oportunidade de participar em duas oficinas.
Na meditação de encerramento as pessoas foram envolvidas com panos coloridos e ouviram o texto bíblico de Lucas 8.16-17. Conforme o texto, a luz não deve ficar escondida. Assim também, cada pessoa ou cada grupo, não pode esconder a sua luz e os seus dons, mas deve colocá-los a serviço da vida.