Entre os dias 1º e 4 de junho de 2017, a Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, Centro de Formação reconhecido pela IECLB, hospeda o Fórum Nacional de Missão, que acontece sob o enfoque Por uma Igreja de Comunidades mais atrativas, inclusivas e missionárias.
O Fórum tem como objetivo refletir sobre a prática da Ação Missionária com vistas às estratégias de Missão para os próximos anos, ouvir e observar conceitos e experiências missionárias na IECLB, fortalecer e reafirmar as experiências missionárias exitosas, além de avaliar a caminhada da Ação Missionária da IECLB, estudando uma possível reformulação no Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI).
O segundo dia de atividades do Fórum de Missão, após o momento da Oração da Manhã, preparada pela Pastoral da Faculdades EST, iniciou com a palestra Panorama da situação e repercussão nas Comunidades, do Prof. P. Dr. Valério Schaper, Professor de Teologia Sistemática da Faculdades EST, Coordenador Acadêmico do Instituto Sustentabilidade América Latina e Caribe, Coordenador do Núcleo de Estudos de Ética Contemporânea e do Núcleo de Pesquisa em Diretos Humanos da Faculdades EST.
A fala do P. Valério, que tinha como foco uma reflexão sobre a prática da Ação Missionária com vistas às estratégias de Missão para os próximos anos, destacou a dádiva da Missão e a comunhão como Missão, mencionou Martyria: evangelizar, testemunhar, profetizar, explicou a diaconia como a Missão que transforma e finalizou apresentando novos modos de ser Igreja Missionária sob a ação do Espírito Santo. Missão como dádiva nasce da dádiva inalienável com cada um e cada uma de nós e a Comunidade toda foi contemplada mediante Cristo. Sem isso, afirmou o Pastor, sequer poderíamos ir ao encontro de outras pessoas. Lembrando o P. Bonhoeffer afirmou ser somente por causa de Cristo, em Cristo e por meio de Cristo que podemos nos dirigir a outra pessoa. Precisamos do outro, da outra por causa de Cristo e só podemos chegar a ele ou ela por meio de Cristo.
Espiritualidade brasileira e desafios às Comunidades foi a segunda palestra da manhã de sexta-feira, apresentada pelo P. Carlos Queiroz, Pastor da Igreja de Cristo no Brasil, Diretor Executivo da Diaconia, em Recife/PE, entre 2009 e 2012, Diretor Executivo da Visão Mundial, em Angola, entre 1991 e 1993, e, no Brasil, entre 2004 e 2009, é autor de vários livros, entre eles Em busca da espiritualidade: o mercado da fé e o Evangelho da graça.
P. Queiroz iniciou a sua exposição delimitando o campo da espiritualidade e o que significa, na sua visão, servir a Jesus, uma vez que a espiritualidade não é mais uma abordagem de interesse apenas de pessoas religiosas. Fez, ainda, a distinção entre pessoa devota e seguidora e explicou como funciona o modelo de Jesus Cristo. O palestrante ainda levantou situações do nosso tempo, a oferta de diferentes experiências religiosas, a mercantilização da fé e as inúmeras promessas apresentadas nas Igrejas, enfatizando a necessidade de discernir entre as matrizes Evangelho, religião e “religião de mercado”.
Na parte da tarde, o momento foi de compartilhar experiências sobre a criação e o fortalecimento de Comunidades.
O P. Sigolf Greuel falou sobre a Comunidade Encontro, um Projeto de Plantação de Comunidade a partir da Comunidade Luterana de Florianópolis – Centro/SC (Comunidade-mãe) e apoiado por uma rede de parcerias. O projeto surgiu a partir da constatação de que há um número crescente de pessoas que se declaram “sem religião” e que, apesar de estarem em busca de uma espiritualidade autêntica e significativa, não frequentam nenhuma Comunidade Cristã. A partir do entendimento que plantar novas Comunidades é um jeito de cumprir a grande Missão (Mateus 28.18-20) e da motivação gerada pela frase do P. Dietrich Bonhoeffer: Igreja só é Igreja quando o é para os de fora”, nasceu o desafio de plantar uma nova Comunidade luterana, em um esforço missional, tendo como público-alvo esse grupo de pessoas “sem Igreja”.
O P. Leonídio Gaede, de Itati/RS, expôs a sua vivência pastoral no Vale do Três Forquilhas, onde ajudou a promover mudanças de toda a ordem, na linha de “ajeitar e depois enfeitar”, na Casa Pastoral, no entorno e no templo Boa União. O Pastor mostrou fotos e falou sobre alguns dos membros da Paróquia. Depois de tudo “ajeitado e enfeitado” na Paróquia, foi a vez de “enfeitar” a vida comunitária com atividades, como, por exemplo, Passeio da Lanterna, Advento da Pessoa Idosa, Culto de Tomé, Vigília Pascal, Alvorada Pascal, Culto Gauchesco, Tarde Legal, Passeios e Encontros com Jovens, Dia Paroquial da Igreja, Grupos de Casais, OASE, Integração entre Jovens e Casais. O P. Leonídio também comentou sobre o aumento do número de membros e dos valores obtidos via oferta, além do emprego dos recursos recebidos por meio da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem.
A Miss. Dulcenelda Schneider, que atua em Santarém/PA, relatou o seu período de formação ministerial, os estágios realizados e os primeiros Envios a Campos de Atividade Ministerial: SINOP e Matupá, ambos no Mato Grosso. Em todos os trabalhos, a Missionária investiu em visitação, buscando ouvir as pessoas, acompanhá-las, acolhendo-as no espírito do Evangelho. O seu foco são as crianças, as mulheres e as pessoas jovens luteranas e de outras denominações, integrando-as em programações que procuram ir ao encontro das suas necessidades.
Após a discussão em grupos com o objetivo de reflexão e análise das ações e intenções missionárias nas seguintes frentes: Evangelização, Comunhão, Diaconia, Liturgia, Formação na Fé, Formação Ministerial, Comunicação e Sustentabilidade, cujos relatos serão apresentados no sábado, em Plenária, a Oração da noite, preparada pela Pastoral Faculdades EST, encerrou as atividades.
Para o terceiro dia do evento, estão previstos os seguintes momentos:
8h – Oração da manhã – Pastoral Faculdades EST
8h30 – Palestra: Impulsos bíblicos para Comunidades mais atrativas, inclusivas e missionárias (P. Dr. Emilio Voigt)
10h30 – Mesa redonda: Impulsos para Comunidades mais atrativas, inclusivas e missionárias
Desde a Bíblia (P. Dr. Renato Raasch)
Desde a Diaconia (Diac. Arlete Prochnow)
Desde a evangelização (P. em. Raul Wagner).
14h – Partilha de experiências: novas áreas de missão
Missão escolar – Prof. Ms. Silvio Iung
Capelania da Saúde – Vera Weissheimer
Comunicação, cultura e missão (P. Dr. Julio Adam)
18h – Discussão em grupos: encaminhamentos
20h – Plenária: proposições dos grupos e discussão de Mensagem
21h – Oração da noite – Pastoral Faculdades EST
Para acessar mais informações sobre o Fórum Nacional de Missão da IECLB, clique aqui!