Nesta terça-feira, 13, o Núcleo Ecumênico de Blumenau realizou o seminário sobre o estudo e livro “Do Conflito à Comunhão – Comemoração Conjunta Luterano – Católico-Romana da Reforma em 2017”, no Lar de Eventos Pommernland, em Pomerode/SC. O estudo foi conduzido pelo pastor Dr. Leandro Hofstätter e contou com a presença de representantes das igrejas Evangélica de Confissão Luterana (IECLB), evangélica luterana (IELB) e católica apostólica romana (ICAR). Dentre os participantes destacam-se o 2º vice-presidente da IECLB, P. Inácio Lemke; o pastor sinodal do Vale do Itajaí, P. Breno Carlos Willrich; e o bispo da Diocese de Blumenau, Dom Rafael Biernaski.
Este documento é o mais recente fruto do trabalho da Comissão Luterano – Católico-Romana sobre a unidade. Desde 1967, esta Comissão, nomeada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos (PCPUC) e a Federação Luterana Mundial (FLM), tem sido o maior fórum internacional para as discussões ecumênicas luterano – católico-romanas.
Enquanto diálogo teológico bilateral tem contribuído para a busca da unidade visível do Corpo de Cristo. Do Conflito à Comunhão oferece a católicos e luteranos um enfoque conjunto para a comemoração dos 500 anos da Reforma, em 2017. É a primeira tentativa histórica no âmbito internacional de descrever a história da Reforma conjuntamente, de analisar os argumentos teológicos que estavam em jogo, de traçar os desenvolvimentos ecumênicos entre as comunhões, de identificar a convergência alcançada e as diferenças ainda persistentes.
Leia o documento na íntegra em https://www.lutheranworld.org/sites/default/files/dtpw-from_conflict_to_communion_pt.pdf
Veja também bo Prtal Luteranos: Do conflito à comunhão