|

Diante da grave situação de crise hídrica que atinge o Espírito Santo desde 2014, a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Serra Pelada, realizou duas importantes ações para a conservação do solo e água para a convivência com a seca na região.

A primeira ação desenvolvida foi à construção de caixas secas no Sítio Missão. Uma tecnologia que ajuda a amenizar os danos causados tanto pelo excesso quanto pela falta de chuva. A técnica é simples e bastante eficiente. As caixas secas são reservatórios tecnicamente dimensionados, construídos, em geral, nas margens de estradas para captar as águas de chuva. A iniciativa evita enxurradas, erosão, assoreamento dos córregos e depredação das estradas pela chuva. Em tempos de estiagem, as caixas secas aumentam o armazenamento de água e o abastecimento do lençol freático, o que favorece as nascentes e a vazão dos córregos.

A segunda iniciativa foi à construção de três reservatórios, tipo lagos/tanques. Os lagos retêm toda a água da chuva do telhado do templo de Lagoa I e da casa pastoral e do zelador que foi canalizada aos reservatórios. Além disso, retém as enxurradas e fazem a água da chuva se infiltrar no solo. Assim os lagos recarregam o lençol freático, que fica com o nível mais elevado. A ação, além de aumentar a disponibilidade de água na região, preserva o terreno, já que, ao conter as enxurradas, evita erosão.

Portanto, a água retida nas caixas secas e nos lagos infiltra-se, contribuindo para o enriquecimento do lençol freático na época de chuvas, e o abastecimento das nascentes no período de secas, além de evitar a erosão.