De Martim Lutero, o precursor do movimento da Reforma no século XVI, aprendemos muitas lições. Dentre elas, está o sentimento de gratidão a Deus que se expressa em ações de amor ao próximo.
Motivados pelo aniversário dos 500 anos da Reforma Luterana, os e as discentes do Colégio Sinodal Alfredo Simon, do 5° ano do Ensino Fundamental até o 1° ano do Ensino Médio, foram desafiados, na disciplina de Ensino Religioso, ministrada pelo P. Gleidson Ademir Fritsche, a salvar vidas. Isso mesmo, salvar vidas. Eles puderam optar entre realizar um trabalho teórico sobre a doação de sangue no Brasil, ou então, em realizar o trabalho prático, que consistia em motivar duas pessoas para doarem sangue. A maioria optou pelo trabalho prático. Foram 142 doadores, conforme os atestados de doação entregues pelos estudantes como comprovante de tarefa realizada. O sangue foi coletado, principalmente, no Hemocentro de Pelotas e no Hospital Santa Casa. Estudos indicam que uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas.
Ensinar nossos jovens a serem solidários e humanos também é tarefa da escola. Como escola evangélica-luterana, herdeira do movimento da Reforma, ensinamos a vencer, mas a vencer em conjunto, buscando um mundo melhor para toda a criação de Deus.
O Colégio Sinodal Alfredo Simon fica na Rua Reverendo Alfredo Simon, n° 550, Bairro Lindóia, Pelotas/RS.