A Bíblia é o livro mais vendido e o menos compreendido do mundo. E no anseio de decodificar e extrair sua real mensagem, a Juventude Evangélica do Sínodo Espírito Santo a Belém reuniu-se nos dias 16 e 17 de setembro de 2017 na Comunidade Esperança de Caramuru, Santa Maria de Jetibá, para capacitar pessoas jovens para uma leitura jovem da Bíblia.
A Bíblia não surgiu de forma linear e cronológica, mas é fruto de tradição oral e redação comunitária que perpassou gerações. O divino e o humano uniram-se por meio do Espírito Santo para relatar a história de Deus com o povo. Estudá-la, portanto, também é saber distinguir e situar suas orientações e contextualizá-las para nossa realidade.
Como um livro que não fala por si só, ferramentas como hermenêutica e exegese nos permitem revelar histórias e lições com diversas chaves. Suas escolhas podem abrir diferentes interpretações em campos como o histórico-crítico, o feminista, o sociológico, o psicológico e o econômico, por exemplo. Em oposição, leituras literais se mostram insuficientes e até mesmo prejudiciais para o saber cristão. Nos inspiramos no exemplo do próprio Jesus Cristo, que também buscava ensinar o verdadeiro significado das leis e histórias das sagradas escrituras.
Não há um roteiro pronto para se fazer uma leitura jovem da Bíblia. Sabemos que há limitações próprias da juventude, como a impulsividade e a crença absoluta de suas convicções, e isto deve ser trabalhado com zelo para não interferir negativamente na interpretação bíblica.
Coletivamente, o grupo sintetizou chaves hermenêuticas, enfatizando o foco e a persistência para um estudo aprofundado e ter mente aberta e questionadora para promover a inclusão de todas as pessoas. No ano em que celebramos os 500 anos da Reforma Luterana, é importante lembrar a lição e Lutero de que os textos bíblicos têm importância na medida em que promovem a Cristo.
Cientes da necessidade de sermos protagonistas da difusão do Evangelho e de praticarmos o amor de Deus, acreditamos que a capacitação das lideranças jovens é um dos meios para o fortalecimento da fé e o incentivo para vivermos a graça de Deus. Afinal, “Ele é quem te convida a viver simplicidade, ter só nele a tua posse, ter só Nele a verdade” (HPD 446).
Caramuru – Santa Maria de Jetibá, 17 de setembro de 2017.