|

 

O Documento Do conflito à Comunhão é fundamento e inspiração de composição musical que nesta quarta-feira, 4 de outubro passa a ser ensaiada por um Grande Coro Ecumênico em Cosmópolis. A composição, também ecumência, é uma peça criada a duas mãos. A letra é criação do Pastor Evandro Meurer, pároco da Comunide de Confissão Luterana. A composição musical é o Maestro Católico, Robson Carvalho. 

O Documento data de 10 de fevereiro de 2014. É  fruto do trabalho da Comissão Luterano-Católica sobre a unidade e é parte do material para as Comemoração Conjunta Católico-Luterana da Reforma em 2017. A carta de abertura do Documento afirma: É a primeira tentativa histórica no âmbito internacional de descrever a história da Reforma conjuntamente, de analisar os argumentos teológicos que estavam em jogo, de traçar os desenvolvimentos ecumênicos entre nossas comunhões, de identificar a convergência alcançada e as diferenças ainda persistentes. (p. 8)

Pastor Evandro, após estudo acurado do Documento, procurou apresentar em três estrofes a mensagem central, mas tamnbém sua própria proatividade e visão e significado da Reforma, a 500 anos e hoje ainda. A inspiração para as pirmeiras duas estrofes e a ideia do Refrão surgiram na manhã do dia 24 de abril, sendo que às 17 horas já estavam praticamente em seu formato final. A terceira estrofe teve seu parto somente no dia 2 de maio e a versão final dois dias depois. Num encontro com o Maestro ainda no mês de maio, Robson abraço o desafio de musicar a letra, ultimando o intento em junho. No dia 9 de setembro o material estava impresso e em audio. Foi então que se construiu a ideia de constituição de um grande coro ecumênico para interpreta-la. E data esciolhida para isso, 31 de outubro de 2017. O Coral Castelo Forte, o Caral Santa Gertrudes e pessoas de ambas as Comunidades estão sendo convidadas a integrar este grande coro festivo e celebrativo dos 500 ANOS DA REFORMA.

Os autores disponibilizam em anexo as Patirtura do Tema (melodia) e do arranjo a 4 vozes para Coral. Quem sabe ainda possa fazer parte do repertório dos festejos dos 500 anos em alguma comunidade.

“Do conflito à comunhão”

Letra: Evandro Jair Meurer
Música: Robson Cavalcante


1. Cinco séculos passaram “Do conflito à comunhão
    Todas nós necessitamos de reforma e conversão.
    Hoje unidas já rogamos: “Deus, dê mais discernimento
    E que o Cristo nos conduza ao pleno arrependimento.

Est.: “Sola gratia”, “Sola fide” e também “Sola scriptura”
        “Solus Christus” é O Caminho para a nova criatura.
        “Soli Deo gloria” canta toda cristandade
        Alegria que nos leva à divina unidade

2. Convergências e consensos brotam sempre nO Caminho.
    Fé que atua pelo amor que não age mais sozinho.
    Não por obras, pela graça, mas chamadas para a ação,
    Observando os mandamentos, em plena justificação.

3. Olhos fitos para frente como Igreja do SENHOR.
    Na Palavra e Sacramentos há verdade, graça e amor.
    Invisível ou visível, nossa fé é partilhada.
    Um só corpo, agradecido, missão que é comemorada.