A Câmara realizou nesta quarta-feira (18/10) uma sessão comemorativa aos 500 anos da Reforma Protestante. A homenagem foi requerida pelo vereador Renato da Farmácia (PSOL). Membros da comunidade luterana de Florianópolis lotaram o plenário e as galerias.
A Reforma, movimento liderado por Martinho Lutero no século 16, foi um marco na história moderna quando o monge agostiniano, em 1517, fixou na porta da Igreja de Wittemberg, na Alemanha, 95 teses que criticavam a conduta da Igreja Católica.
Renato da Farmácia, representando os parlamentares relembrou a coragem de Lutero em combater o monopólio imposto pelo catolicismo na época. “Em suas teses, Martinho Lutero pregava que somente a fé em Deus salvava as pessoas e que isso não poderia ser comprado por meio das indulgências”, afirmou.
Sínteses da trajetória da vida de Martinho Lutero foram apresentadas pelo pastor Vanderlei Stresser e o historiador e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) João Klug. Intervenções também marcaram as homenagens. O Coral Cantai Senhor da Igreja Luterana do Centro de Florianópolis interpretou duas canções.
Estavam presentes o secretário municipal de educação, Maurício Fernandes Pereira, representando o prefeito municipal, e o presidente da Câmara de Tecnologia da FIESC, Alexandre D’avila da Cunha, representando o presidente da instituição.
Fonte: Câmara de Vereadores de Florianópolis/SC