Na tarde de domingo, dia 12 de novembro, ocorreu o nosso 26o Café Missionário. Cerca de 200 pessoas estiverem presentes, lotando o salão e também parte do templo da Paróquia São Mateus. A decoração das mesas tinha fitas rosas e azuis, nos lembrando as campanhas de prevenção à saúde destinadas a mulheres (Outubro Rosa) e homens (Novembro Azul).
Mas o que é o Café Missionário? Trata-se de uma iniciativa do Conselho Missionário da São Mateus, grupo que se reúne mensalmente para refletir a visão missionária da Igreja e colocá-la em prática. O Conselho coordena o Culto Infantil da Rua Itajubá, Bairro Bom Retiro (nas dependências da Escola Municipal Prof. Avelino Marcante), visando a transformação de vida das crianças e famílias que vivem no fim desta rua, em situação financeiramente precária e de risco. Também, continuamente, ao longo dos anos, tem apoiado áreas missionárias e instituições da IECLB. O Café Missionário surgiu com o objetivo de levar as pessoas a refletirem sobre a missão, como essência da vida em Comunidade, e a apoiarem frentes que necessitam de recursos para sua manutenção. Ocorre duas vezes ao ano, nos meses de junho e novembro.
Nesta edição, tivemos a presença do Grupo de Canto Brilho Celeste, da Paróquia de Pirabeiraba, junto com o P. Carlos Luiz Krüger, ministro desta. Ele trouxe a mensagem baseada em Mateus 13.3-9,18-23 – a conhecida parábola do semeador. Nossa função é semear, semear, semear. Uma pergunta que o P. Carlos deixou foi: Se as gerações que vieram antes de nós tivessem desistido de semear o Evangelho, onde estaríamos agora?
Após esta primeira parte, com músicas, mensagem e orações, confraternizamos num diversificado e muito gostoso café, com várias opções de pratos doces e salgados, bolos, além do próprio café com leite e sucos. Tudo organizado e doado por integrantes do Conselho Missionário, além de outras pessoas.
Não se vende cartões para o Café Missionário, mas levantamos uma oferta voluntária. O valor total foi de R$ 4.076,00, ficando 10% como gratidão ao apoio da Paróquia São Mateus e os outros 90% foram destinados ao ILUOS – Instituto Luterano de Obras Sociais, de Joinville, à Comunidade da IECLB no Bairro Planalto Uruguai, em Teresina – PI, e ao casal de missionários, Mateus Fonseca Pereira e Mariana Erhardt, que atua na Missão Universitária de Lyon – França, numa parceria da Missão Zero da IECLB com a Igreja Protestante da França e a Sociedade Missionária Norueguesa.
Agradecemos a Deus por mais esta bênção! Agradecemos ao empenho do Conselho Missionário e às pessoas que prestigiaram este Café!
O próximo será em 10 de junho de 2018, às 14h45, para o qual já convidamos VOCÊ a participar!
Autor das Fotos: LUIZ HILLE