|

Depois de lutar contra um câncer no pâncreas desde 2014, Ottokar Hagemann faleceu nesta sexta-feira (22), aos 81 anos, vitimado por complicações de uma pneumonia.

Gaúcho de Santa Cruz do Sul, Ottokar residia em Santa Catarina desde 1960,.

Morou em Tubarão, Brusque, depois no Paraná e desde 1993 em Balneário Camboriú (mas veraneava na praia desde 1961), onde era figura muito conhecida, por suas atividades intensas no Rotary Club e na Igreja Luterana Martin Luther.

Advogado por formação, Ottokar nunca exerceu a advogacia. Foi gerente da Souza Cruz e depois que se aposentou trabalhava ainda mais, como disse uma de suas filhas, Miriam. Ele fazia ata das reuniões da cancha de bocha número 9, contou.

No Rotary era grande incentivador dos jovens, ajudava a promover e divulgar o concurso literário entre estudantes da rede municipal de ensino.

Na igreja luterana era integrante ativo do grupo de homens da Legião Evangélica (Lelut), fazia parte do presbitério (a diretoria da igreja) e era o fotógrafo oficial de todos os encontros,cultos, reuniões e festas que lá aconteciam.

No dia 31 de outubro durante sessão solene em que a Câmara de Vereadores homenageou os luteranos pelos 500 anos da Reforma de Lutero, Ottokar também foi saudado publicamente e fez muitas fotos.

O Página 3 publicou uma de suas fotos e no primeiro dia de novembro, Ottokar enviou este e-mail para a jornalista Marlise Schneider Cezar:
Ontem entrei no P3 on-line, e me deparei com a reportagem em que na Câmara de Vereadores homenageou a Reforma Luterana. Beleza! Não me contive, e fui mostrar prá Thecla. Ela olhou com atenção e me perguntou: – “… o que quer dizer isto – créditos Ottokar Hagemann” – foi minha vez de ficar perplexo! Minha Sony de bolso fazendo sucesso! E eu, que já estava todo prosa, porque um vereador e o Vice-Prefeito mencionaram meu nome…Estou te abraçando!

Por fim acrescentou no mesmo e-mail: Diga prá meu amigo Marzinho que sinto falta dele, de sua coluna, e nas gravações. Estou te abraçando! Ottokar
Ottokar deixa a esposa Thecla, quatro filhos, Karin, Miriam, Beatriz e Luiz Felipe; cinco netos (Júlia Carla, André Luiz, João Guilherme, Thiago e Ana Sofia) e dois bisnetos (Benjamin e Olívia). Deixou também Izabel Rodrigues de Lima, que trabalhava com a família há 43 anos.

O corpo está sendo velado no Crematório Vaticano. A cerimônia de despedida está marcada para às 18h deste sábado.

Fonte:  Jornal Página 3 – Balneário Camboriú/SC