|

  Desde o mês de dezembro de 2017, o sino da Igreja da Comunidade em São José da Glória (Victor Graeff/RS) que foi inaugurado no ano de 1964 não é mais puxado manualmente através de corda por uma pessoa, a partir de agora ele está automatizado.
Com a automatização do sino os membros estão ouvindo novamente o seu badalar três vezes por dia, inicialmente ele está programado eletronicamente para badalar diariamente às 6:00 hs, 12:00hs e as 18:00 hs.
A Comunidade em São José da Glória é a segunda Comunidade da Paróquia de Ernestina a realizar a automatização do sino de seu templo, primeiro foi a Comunidade de Ernestina no ano de 2016 a realizar a automatização.
A automatização dos sinos das igrejas está sendo a alternativa encontrada pelos presbitérios das comunidades para suprir a falta de pessoas (membros) responsáveis em badalar o sino, outra alternativa é a contratação de pessoas não membras para realizar o trabalho que também não é muito fácil pela questão das Leis trabalhistas e o compromisso da tarefa.
A Comunidade de Ernestina até então era a única Comunidade da Paróquia que mantinha a tradição Luterana em badalar o sino diariamente interruptamente desde o ano de 1952 quando ele foi instalado e a partir de agora a Comunidade em São José da Glória também volta a badalar o seu sino diariamente. As demais Comunidades da Paróquia que possuem sinos, os mesmos continuam sendo badalados manualmente nos dias de cultos e quando um membro falece,  já as Igrejas das Comunidades em Santos Vaz e Soledade não tem sino.