Com alegria a Paróquia Evangélica de Palmitos acolheu em seu meio, no último dia 11 de fevereiro de 2018, em culto comunitário – culto de instalação –, para o terceiro Campo de Atividade Ministerial, seu novo pastor.
P. Evandro Elias, natural de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo. Fez sua graduação e pós-graduação na Escola Superior de Teologia – Faculdades EST – em São Leopoldo. O Período Prático de Habilitação ao Ministério foi realizado junto à Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Massaranduba/SC, sob mentoria da Pa. Elke Doehl. No dia 24 de janeiro de 2018, foi ordenado ao ministério pastoral na IECLB.
O ato de instalação foi conduzido pelo Pastor Sinodal Jair Luiz Holzschuh no templo da Comunidade de Riqueza. Como assistente escolhido pelo P. Evandro esteve presente a Pa. Neida Sander.
O Sr. Clécio Zimmermann, tesoureiro da Paróquia, falando pela Presidente, Sra Cladis Kühner, acolheu e manifestou sua alegria e gratidão pela presença do novo pastor.
Rogando a Deus para que seja um tempo abençoado para a Paróquia de Palmitos bem como para o Sínodo Uruguai, falou o sr. Irton Brandt representante do sínodo no Conselho da Igreja e no Conselho Sinodal.
Estiveram presentes no culto visitantes da Paróquia de Massaranduba, Apóstolo Tiago/Jaraguá do Sul, Mondaí/Laju.
Foi um momento de culto, louvor e gratidão a Deus por despertar pessoas que se colocam à disposição da Igreja para estar junto das pessoas em seu viver diário.
À pregação, baseado no texto do Evangelho de Marcos 9.2-9, o P. Evandro conclamou a comunidade a aceitar o convite de Jesus, assim como Pedro, Tiago e João fizeram, ao subir o monte com Jesus. Porém, como desafio e demonstração de amor ao próximo, somos conclamados a descer do monte e ir ao encontro das pessoas. Não ficar no alto, no “bom” onde tudo parece estar calmo, tranquilo como queriam Pedro, Tiago e João. Pessoa cristã não fica no mundo da lua. Ela desce e engaja-se no desejo de estar sendo luz na vida das pessoas.
Numa analogia ao Morro do Espelho, onde está localizado a Faculdades EST, P. Evandro disse: “Das tantas vezes que àquele morro subi para o aprofundamento e conhecimento da Palavra de Deus, estudo da teologia, portanto, chegou o momento de descer do morro/monte para compartilhar, ensinar e instruir. Diferentemente daquilo que Pedro, Tiago e João queriam somente para si: a presença, o amor e a atenção de Jesus. Convide outros para também subir e orar. Porém, que desçamos, para testemunhar o amor, a soberania e a paixão de Jesus por nós”.
Após o culto houve ainda um momento de confraternização.