|

 

Na quarta-feira de Cinzas, dia 14/02, celebrou-se na CECLB o Culto de Tomé, marcando o início da Quaresma. Trata-se de uma experiência litúrgica propícia para esse tempo de arrependimento, renúncia e conversão. É uma proposta celebrativa que privilegia contemplação, silêncio, reflexão, preparação e compromisso com o tempo novo que é despertado com a Páscoa.

O Culto de Tomé é uma celebração especial de oração. As pessoas são convidadas a estabelecer uma caminhada por estações de oração, que rememoram e orientam a importância da prática da oração nos diversos âmbitos de suas relações – pessoal, familiar, comunitário, social, universal – para o seu fortalecimento e o seu encorajamento diante da tarefa contínua de superar a sua velha natureza humana e acolher a nova vida em Cristo Jesus.

A liturgia do Culto de Tomé convida à concretização da Palavra de Deus na vida da pessoa celebrante através dos diversos sentidos. O ambiente introspectivo, aconchegante e composto de diversos símbolos revelados pelas Sagradas Escrituras, conduz a visão a acolher a revelação de Deus, de seu consolo, de sua palavra de admoestação, de esperança e de ânimo. A unção e o gesto da paz orientam a mensagem pelo tato. As velas se consumindo e a incineração dos bilhetes com pedidos de oração comunicam a mensagem através do olfato. A pregação da Palavra desponta o conteúdo da fé pela audição. Finalmente, a Santa Ceia torna o amor de Deus concreto através do paladar