|

Em dia de tempo bom, embora muito calor, no dia 10 de abril, todos os caminhos levaram a São João da Reserva, área rural de São Lourenço do Sul. Lá aconteceu o 19º. Dia Sinodal da Saúde e Alimentação. Participaram 480 pessoas, vindas de várias direções, principalmente, pela BR 116 e RS 265. Os participantes, em sua grande maioria, mulheres, eram oriundos de 14 das 20 paróquias do Sínodo Sul-Rio-Grandense, bem como das Igrejas: Católica, IELB e Luterana Independente. A realização acontece nesta época, alusiva ao Dia Mundial da Saúde, dia 7 de abril. Em 2018 o tema da palestra principal foi: PLANTAS, FLORES, SEMENTES: É Natureza e Saúde na Mesa, tendo como palestrante Soeli Presser, professora e coordenadora do Programa Herbário Vivo do Instituto Ivoti/RS.

Em sua saudação, Rejane Peter, Coordenadora Sinodal do Setor de Saúde e Alimentação, acolheu a todas as pessoas presentes, convidando para o canto. Em seguida solicitou que o presidente da comunidade local, Vilmar Drawanz e o presidente da Paróquia Evangélica de Boa Vista, Reinaldo Peglow, trouxessem sua saudação de acolhida a todos e a todas.

O pastor local e também orientador do Setor Sinodal, Dietmar Teske, destacou na mensagem de abertura duas palavras bíblicas: Ec 11.6 e 1ª. Co 15.37-38, ambas mencionando a palavra ´semente´. Cada participante recebeu em papel camurça em forma de folha de guaco, colagem de cinco grãos de milho crioulo, em forma de cruz. Destacou que a cruz com variedades diferentes de milho, simboliza a diversidade das criaturas de Deus. Se a diversidade de pensamentos sobre Jesus resultou na sua condenação e morte, Deus, o nosso Pai, ao ressuscitar seu Filho, não dispensou a diversidade de seres humanos, mas chamou pessoas diferentes umas das outras para serem testemunhas da vida. Entre a diversidade de suas testemunhas estão aquelas que, ao falarem de vida abundante, dizem que ela é resultado de uma alimentação saudável. Isso é possível usando com sabedoria o que Deus em sua criação nos proporcionou. Neste sentido a palestrante e os responsáveis pelas oficinas semearão de manhã e de tarde, como o diz Eclesiastes. Que eles encontrem ouvidos e olhos atentos e que também compartilhem com satisfação e alegria o que viram e ouviram neste encontro. A celebração encerrou com todos orando a canção do LC 574: ´Ó Jesus, Senhor da vida, vem trazer libertação! Desta gente tão sofrida vem mostrar-te Deus-Irmão. Tua cruz é rumo certo; junto a ti vamos seguir, pois teu Reino está bem perto. As sementes vão florir!´(2ª. estrofe).

Soeli Presser, professora e coordenadora do Programa Herbário Vivo no Instituto Ivoti/RS, falou na parte da manhã a todo o público reunido. Inicialmente fez um histórico, reportando-se aos conhecimentos trazidos pelo P. Silvino Schneider do Projeto Lachares de Taquaras/SC, por ocasião de uma evangelização sobre o tema e lema da IECLB 1983 ´Eu sou o Senhor teu Deus´ no então Distrito Eclesiástico Rio camaquã. Quando da vinda do CAPA – RE iV da IECLB para a região Sul do RS, Soeli ingressou na equipe do CAPA, atuando na área de Saúde. Ela falou em sua palestra da necessidade de uma alimentação saudável e que começa pelo preparo do solo, pelo cuidado com o meio ambiente e, principalmente com água de boa qualidade. Lembrou que, para cultivar plantas e verduras, não há necessidades de grandes espaços. Usando pequenos potes é possível construir minijardins e hortas mesmo em áreas urbanas. A natureza nos oferece flores e plantas nativas que são comestíveis com um potencial de nutrientes bem elevados e que, lamentavelmente, passaram a ser considerados inço.

Ao meio-dia, com Almoço Ecológico, servido pelo Buffet Tia Darli de Canguçu, a programação continuou na parte da tarde com a oferta de quatro Oficinas, reunidas no Salão da Comunidade Católica, Centro de Convivência ´Die Ecke´ do Centro de Saúde São João da Reserva, templo e no Salão da Comunidade Evangélica.

Na oficina ´Saúde da coluna vertebral´, a professora Rejane Peter, educadora física, propôs que alongamentos simples realizados diariamente e atividade física regular como ginástica, musculação, dança sênior, pilates e hidroginástica fortalecem nossa musculatura e protegem nossa coluna vertebral.

Já a Pastora Iára Müller, pastora emérita da IECLB, falou de ´Espiritualidade da mulher luterana´, sintetizando que a mulher luterana ora, canta, lê e interpreta a Bíblia, leva os pequeninos ao culto infantil, participa da comunidade em grupos e na liderança, conhece Catarina von Bora, a rosa de Lutero, o significado de datas especiais do calendário da igreja cristã e o tema e lema da IECLB, concluindo que essa é a tarefa e a alegria da mulher luterana. Encorajou as mulheres reunidas a criar seu espaço sagrado de oração e meditação em seu lar.

Na oficina ´Sistemas agroflorestais como fonte de saúde´ o agrônomo Fábio Meyer do CAPA falou de Sistemas agroflorestais como estratégia da segurança alimentar com alimentos saudáveis e plantas medicinais.

Já sob o tema ´Natureza e Saúde na Mesa´, Soeli Presser apresentou diversas receitas. Ensinou a fazer e trouxe pronto para degustar: patê de cenoura, beterraba, espinafre e gergelim, bem como a geleia de pétalas de rosa. Além de distribuir ao público presente, foram feitas durante a oficina as receitas de granola com mel/sementes e de barra de cereal. Ambas as receitas foram preparadas e degustadas pelas participantes da oficina.

Antes de encerrar a programação, Roni Bonow, agrônomo da equipe do CAPA, presente ao evento, usou da palavra em nome do CAPA e coordenou a entrega gratuita de um envelope contendo algumas variedades de sementes para horta a todos os participantes do Dia Sinodal da Saúde e Alimentação.

Na celebração de encerramento usou da palavra a pastora sinodal Roili Borchardt, destacando em sua mensagem o que Lucas diz no livro de Atos 4.32: Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ser um coração e alma é caminhar em conjunto com irmãos e irmãs, é olhar para os lados e ver as necessidades do próximo. Afinal, a cada dia temos que fazer escolhas e nós somos frutos de nossas escolhas e daquilo que consumimos. Daí a importância de consumir produtos saudáveis e de fazer escolhas que geram vida e vida com dignidade.

Já o pastor Marcos Fernando Casarin, encerrando o Dia Sinodal, em nome do Setor Sinodal da Saúde e Alimentação, também destacou Atos 2, dizendo que as primeiras pessoas cristãs continuavam firmes seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações! Muitos séculos se passaram, mas nós continuamos vivendo a nossa fé da mesma forma! Porque a fé quer, deseja, necessita ser vivida em comunhão. Nesse dia especial, nós partilhamos daquilo que é essencial nas nossas vidas como pessoas cristãs; proclamamos o Evangelho; partimos o pão; fizemos nossas orações e compartilhamos o amor que nos foi dado e ensinado. Após a palavra de bênção pronunciada pela pastora sinodal, todos cantaram ´Cuida bem, Senhor´.

Pelo Setor Sinodal de Saúde e Alimentação o nosso agradecimento à equipe de mulheres voluntárias que preparou o café de chegada e de despedida, ao Buffet Tia Darli pelo Almoço Ecológico, àqueles que vieram para expor : livros da Livraria Semear, remédios caseiros dos grupos da Farmácia Caseira, plantas e flores da floricultura e os produtos agroecológicos e artesanato do Grupo de Quevedos.

Compõe o Setor Sinodal da Saúde e Alimentação: Rejane Peter, Nair Timm Wiegand, Lúcia Hartwig, pastores Dietmar Teske e Marcos Fernando Casarin. As fotos publicadas são do Setor Sinodal da Saúde e Alimentação, bem como algumas imagens cedidas, gentilmente, por Elias Surita Wojahn, jornalista do CAPA Pelotas.

Divulgação: Setor Sinodal da Saúde e Alimentação do Sínodo Sul-Rio-Grandense