O seminário “Meu tempo, minha vida e ministério – falar e ouvir” realizado entre os dias 21 e 25 de maio de 2018 é uma proposta de parceria entre o Centro de Eventos Rodeio 12 e o Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras. Conforme previsto em seus objetivos, propiciou um tempo para olhar para sua vida e seu ministério oferecendo um tempo para estudo, meditação, oração descanso e construção de parcerias com colegas. 12 ministros/as participaram do encontro representando seus Sínodos: Brasil Central, Pa. Anita Michels; Centro-Campanha-Sul, P. Claudinei Evandro Stack; Centro-Sul Catarinense, P. Yuri Nielsen Schwingel; Espírito Santo a Belém, P. Geraldo Grützmann; Mato Grosso, Pa. Ariádner Jastrow Potratz Berger; Nordeste Gaúcho, P. Elmo Josimar Kempf; Noroeste Riograndense, P. Roberto Luis Schulz; Norte Catarinense, P. Euclécio Schieck; Paranapanema, Pa. Luciméri Lichtenfels de Campos; Planalto Rio-grandense, P. Edson Seibt; Rio Paraná, Miss. Oziel Gustavo Marian e Uruguai, P. Ildo Soares dos Santos.
As meditações do início do dia foram dirigidas pelo Secretário do Ministério com Ordenação, P. Marcos Bechert, que acompanhou o seminário. Nas reflexões acentuou aspectos de personagens bíblicos, cujos testemunhos foram registrados pela Sagrada Escritura, apontando para a reafirmação da fé, mesmo diante de dificuldades e conflitos. P. Geraldo Grützmann e P. Guilherme Lieven dirigiram a oração nos últimos dias.
A assessoria do seminário esteve ao encargo da Psicóloga Roseli Kühnrich de Oliveira, Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP) de São Paulo, Especialista em Terapia Familiar e Mestra em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), no Rio Grande do Sul. Entre outros, é autora do livro Cuidando de quem Cuida: um Olhar de Cuidados aos que ministram a Palavra de Deus publicado pela Editora Sinodal, e co-autora do livro “De Bençãos e Traições, a História das Famílias de Abraão, Isaque e Jacó”, publicado pelas editoras Ultimato/ Esperança.
O seminário teve como objetivo oportunizar a ministros e ministras um espaço para partilha de desafios pessoais e ministeriais. Ofereceu uma oportunidade para que o/a participante “olhasse” para o seu tempo, suas prioridades, seus compromissos em nível pessoal e ministerial. Propiciou um tempo especial e diferente para a meditação, a oração e até descanso, assim como a saída do lugar onde exerce a sua atividade ministerial na intenção de despertar descobertas e avaliações propositivas, o que não se consegue fazer quando envolvido com as atividades paroquiais. O encontro com colegas possibilitou também a criação de novos vínculos, diálogos fraternos, sem temor pela exposição pela partilha. As leituras, dinâmicas e exercícios ofereceram um tempo para voltar-se para si mesmo com espontaneidade, para reencontrar-se com os seus limites, dons, potenciais, alegrias e estima, aprendendo a permitir mediação e facilitações técnicas ou da ordem emocional. Com isto conseguiu proporcionar e experimentar um período de cuidado e solidariedade concreta da Igreja para com seus ministros e suas ministras.
Secretaria do Ministério com Ordenação