|

Como já vem acontecendo há anos, uma vez por semestre a Comunidade de Cosmópolis saí do templo e vai pra Praça pra celebrar culto. Uma destas vezes acontece sempre no domingo anterior ao Dia da Ecologia (04.06) e ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05.06). Ano passado o tema foi a importância do pakntio de árvores. Este ano o foco estava no LIXO. Estranhamente os membros da Comunidade foram convidados a guardar o lixo reciclavel que produzir durtante a semana e traze-lo ao Culto. Os sacos de lixo recicláves e caixas de papelãpo assim que iam chegando foram colocados como ornamentação do corredor de acesso ao local de culto e em torno do altar e púlpito. Para completar o cenário 3  carrinho de coleta seletiva foram colocados, dois a entrada e um ao lado do altar. 

Os hinos foram especialmente escolhidos para o culto. Foram eles:

– Vejam que belo (395 – HPD)

– Arrumando o mundo (486 – HPD)

– Senhor meu Deus quando eu maravilhado ((254 HPD)

– Mutirão da Vida (429 HPD)

A reflexão rápida  apresentada pelo Pastor Evandro seguiu a sugestão do lexionário ecumênco de pregar sobre Jesus e o Sábado, segundo Marcos 2.23-3.6. A observersação foi a seguinte: O povo no tempo de Jesus estava acontumado a guardar o sábado por convicção ou por obrigação; por fé ou por tradição. Por isso mesme Jesus ensinou que o critério para o cumpirmento de leis, tradições ou práticas deve ser A VIDA. A  Questão apresentada foi: quantas vezes nós tambem achamos que estamos fazendo certo alguma coisa e depois de um tempo descobrimos, entendemos ou nos damos conta que o jeito certo é diferetne, pe outro. É é bem isso que se dá com a coleta seletiva: achamos que fazemos certo levando todo nosso lixo em sacos para o caminhão de lixo, mas o certo seria separa-lo pelo menos em lixo orgânico e livro sólido RECICLÁVEL, dando destinos diferentes a cada um deles.

Ainda dentro da reflexão temática o Pastor deu a palavras a dois técnicos e profissionais experts na questão do meio ambiente que orientaram a comunidade sobre um processo em andamento na cidade de cosmópolis no sentido de se instituiir no municipio a separação do lixo e respecttiva colela seletiva. Paulo  e Cyrilo  da Vertel Meio Ambiente informaram das leis que estabelecem isso e de como deveria funcionar o encaminhamento do material reciclável a uma Cooperativa.

Neste momento da pregação foram chamadas a frente do altar pessoas, catadores e catadoras de resíduos sólidos, integrantes da Cooperativa Nova Aliança de Cosmpopolis para dar o seu testemunho de como exercem a sua profissão, o seu ganha-pão e de como a Comunidade pode ajudar neste processo de encamimnhamneto de seletivo do lixo.

A Santa Ceia foi o desfecho da reflexão, quando na comunhão com o Cristo partilhamos o propósito da comunhão com o próximo.

Ao final do culto formamos um grande circula na praça e cantamos e fizemos os respectivos gestos do hino BENÇÃO, VIDA E PÃO, de autoria do pastor Evandro, composto em 2010. O presbitério lgo após o culto conversou com as pessoas reprensentantes da Cooperativa para saber detalhes de como instalar um ECO PONTO DE COLETA SELETIVA nas dependências da Comunidade.

BENÇÃO, VIDA E PÃO
Letra e Música: Evandro Meurer
3º FLM da IECLB-25.09.2010

1. Que a benção do bom Deus
Permaneça sobre nós,
Como nuvem de amor e paz
Protegendo no caminhar.

2. Que a benção do bom Jesus
Seja um toque de vida e paz
E a presença de um(a) irmão(ã)
Seja amparo em nosso andar.

3. Que a benção do bom Espírito
Nos conduza com força e paz
Pra servir, o pão repartir
Ontem, hoje e sempre. Amém!