Num belo Domingo de sol, 8 de julho, em plena semana de invernou reuniu-se a Comunidade Luterana de Rio Negro para Culto de Ação de Graças pelos 129 anos de história e testemunho do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo em solo paranaense.
A programação iniciou-se com Culto no templo da Igreja de Rio Negro as 9h30 da manhã. Os hinos foram acompanhados pela Banda Jovem sinalizando a integração de adolescentes e jovens na vida comunitária que é chamada a integrar as novas gerações na vida e missão da Igreja. O Coral Luterano que está completando 75 anos de atividades em Rio Negro e Mafra expressou com belos cânticos e melodias mensagens de louvor e adoração a Deus e gratidão pela presença e cuidado do Senhor Jesus nesta jornada do ministério do canto e louvor tão apreciado e apoiado pela comunidade sob liderança de Egon Werner na regência nestes últimos 20 anos.
As leituras bíblicas foram compartilhadas pelo o Presidente da Paróquia Ernani Kvitschal e pelo vice-presidente da Comunidade Walter Stritzinger. O resumo histórico da Comunidade foi compartilhado pelo atual Presidente Antônio Carlos Gross que exaltou a gratidão pela fidelidade e misericórdia de Deus e Sua graça que tem marcado a vida da Comunidade ao longo desta longa e bonita a história. A pregação da Palavra foi trazida pelo coordenador ministerial Pastor Jairo Menezes dos Santos que refletiu sobre o tema somos vocacionados a viver como filhos e filhas amados de Deus, o Pai. (Marcos 1:9-11 e Gálatas 4:4-7). Em cada época da história da Comunidade de Rio Negro e também na presente geração pela graça salvadora de Jesus Cristo; somos adotados pelo amor de Deus para vivermos perseverando na fé, na esperança e no amor como família de Deus que testemunha buscar em primeiro lugar a glória de Deus, Seu Reino e Sua justiça.
Após o Culto mais de 200 pessoas entre famílias participantes da Igreja, amigos da comunidade, visitantes e parceiros no ecumenismo, reuniram-se no salão da Comunidade para o compartilhar de mesa com um saboroso almoço preparado por várias equipes de pessoas voluntárias da comunidade local.
Agradecemos ao Nosso Senhor Jesus Cristo por tantas bênçãos concedidas na vida da Igreja e de suas muitas famílias que em cada geração perseveraram na Palavra de Deus, na vida em comunhão e no testemunho e diaconia cristã ao longo desta tão bela e frutífera jornada. Também expressamos a gratidão pela generosidade e dedicação de tantas pessoas e famílias que assumiram funções de liderança na vida da Igreja e de nossas cidades de Rio Negro e Mafra sendo sal e luz na área da educação como professores e diretores de escola e da Universidade, assumindo liderança política como Prefeito, vereadores, secretários municipais e funcionários públicos, pelas famílias que foram empreendedores nas áreas da indústria, do comércio e da prestação de serviços, pelas pessoas que abraçaram a área da saúde como médico, enfermeiras e agentes de saúde, pessoas da comunidade luterana que tem liderado entidades que prestam serviço social e humanitário em nossas cidades. Tantas pessoas que dedicaram de seu coração, seu tempo, seus dons, seus conhecimentos a serviço de Cristo e do seu próximo na área espiritual, educativa e social.
Com alegria saudamos o trabalho do Grupo da OASE (senhoras) de Rio Negro que há 105 anos prestam um serviço de amor e diaconia junto aos que sofrem, que tem ensinado a Palavra de Deus a tantas gerações de senhoras, e tem abraçado e apoiado todas as iniciativas missionários e diaconais da comunidade local e ajudado financeiramente outras entidades sociais nas cidades de Rio Negro e Mafra.
Saudamos a nova geração tão comprometida no Ministério Acampamento Moriah que há mais de 15 anos acolhe em sua casa de Retiros na Vila Ruthes em Mafra para diferentes eventos de evangelização a formação em valores cristãos crianças, adolescentes, jovens, alunos das escolas, cursos de capacitação em liderança, retiro para mulheres e para homens, encontros de famílias, com música, teatro, esportes, dinâmicas cooperativas, gincanas, palestras, testemunhos, conscientização ecológica, celebrações de Cultos e tantos encontros de formação cristã, promoção de dignidade humana, e cidadania a serviço da vida.
Este evento dos 129 anos da história da Igreja em Rio Negro foi um esquenta para a celebração dos 130 anos da Missão de Deus através da Comunidade luterana de Rio Negro a ser celebrado em 2019 com a graça de Deus.
Conheça a história da Comunidade de Rio Negro, clicando aqui…