Os Sínodos Espírito Santo a Belém e Norte Catarinense responderam ao chamado por ajuda e solidariedade feito pela Congregação de Xalaua da IELM – Igreja Evangélica Luterana em Moçambique. Os dois sínodos da IECLB mobilizaram suas comunidades e paróquias para uma oferta especial na semana da paixão de 2018 visando apoiar a conclusão do templo.
Xalaua é uma congregação da Paróquia de Moma, Distrito Eclesiástico Norte, da IELM. Localiza-se a 125 km da cidade de Nampula e a cerca de 25 km da Clínica de Mavucu. Era área de atuação da Irmã Doraci Edinger, a diaconisa da IECLB assassinada em Nampula, em 2004.
O Distrito Norte é o mais numeroso em membros, mas não possui nenhuma capela melhorada ou igreja construída, e nenhuma casa pastoral. As capelas existentes são de material local, não resistem ao tempo e devem trocar o teto de palha anualmente.
A maioria dos membros da Congregação de Xalaua são mulheres e jovens desempregados. Vivem da agricultura familiar de subsistência usando enxadas de cabo curto, muito características na África. Nos últimos anos a região tem sido afetada por secas devido a mudanças climáticas, causando crise alimentar.
Em tempos anteriores e melhores a congregação comprou um terreno e iniciou a construção de sua capela, mas a obra parou há 5 anos atrás. Não desanimaram e querem ver a sua igreja concluída, o que elevaria a autoestima da congregação e também teriam condições básicas para celebrar os cultos em qualquer época do ano e realizar atividades de educação cristã e capacitação de lideranças.
Para concluir a sua casa de cultos e orações os membros continuarão a contribuir com água para a obra, carregamento de areia das margens do rio para a obra, carregamento de pedras para o chão, auxílio aos pedreiros, fabricação de blocos para terminar as paredes, servir alimentação aos trabalhadores na obra e a guarda do material.
A IECLB mantém relações de parceria e cooperação com a Igreja de Moçambique buscando fortalecer as suas capacidades para participar na missão de Deus. E tal como muitas comunidades nossas receberam apoio de fora no passado, este foi um bom momento de expressar gratidão e solidariedade aos nossos irmãos e irmãs moçambicanos de Xalaua.
A oferta nos dois sínodos somou R$ 16.654,35 e o restante de R$ 4.209,00 para completar o valor orçado e solicitado será complementado pelo Fundo Irmã Doraci Edinger.
O Sínodo Rio dos Sinos começou uma ação chamada Missão Angola para apoiar projetos de construção de capelas e na área da saúde encaminhados pela Igreja Evangélica Luterana de Angola.
Os demais sínodos da IECLB serão convidados a participar deste mutirão de solidariedade em apoio a novos projetos encaminhados pelas comunidades da Igreja Evangélica Luterana de Moçambique.