VII Dia Sinodal da OASE Sínodo Uruguai 15/09/2018
OASE: Comunhão – Testemunho – Serviço
No dia 15 de setembro de 2018 aconteceu o VII Dia Sinodal da OASE do Sínodo Uruguai no Ginásio de Esportes da IECLB em Marcelino Ramos – RS. Estiveram reunidas aproximadamente 650 mulheres vindas das 19 paróquias do Sínodo Uruguai. Na chegada fomos recepcionadas pela OASE de Marcelino Ramos com um gostoso café. Cada mulher recebeu uma caneca que foi usada nos momentos das refeições e também serviu de lembrança do encontro. Em seguida ao dar o início da programação foi composta a mesa com diversas autoridades civis e religiosas onde a presidente da OASE sinodal Dirce Semin Zang saudou as participantes desejando um encontro abençoado. A Pastora Vice Sinodal Mônica Barden Dahlke trouxe palavras de acolhida pelo sínodo e a Pastora da Paróquia local Neusa Butzlaff fez a meditação inicial, bem como Pastor Evandro Elias, pastor orientador teológico da OASE Sinodal e algumas autoridades municipais trouxeram palavras animadoras. Foi enfatizado este momento tão importante para a vida das mulheres. Neste dia, fomos presenteados com o louvor dos Amigos de Cristo de Arabutã –SC.
O tema do encontro “Cuidando de Quem Cuida” teve como palestrante o Psicólogo Vilnei Roberto Varzin, da IECLB de Pelotas. Ele nos levou a refletir sobre: É bom cuidar de pessoas, de estender a mão as pessoas, é bom dar tempo as pessoas, mas precisamos acima de tudo nos cuidar! Por isso precisamos cuidar da vida, da saúde, dos nossos sentimentos, dos nossos relacionamentos, das emoções e das doenças que essas emoções tem. Mas acima de tudo falamos da vida em abundância, conforme João 10.10 onde Jesus diz:” Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” Foi enfatizado que precisamos aprender a nos valorizar, pois cada pessoa criada a imagem e semelhança de Deus tem o seu valor. Precisamos olhar mais para Deus e o propósito que Ele tem para as nossa vida. É Deus que nos dá a capacidade e a força de cuidar de nós mesmos e do próximo. Não vimos o tempo passar, o tema abordado mexeu com nossas emoções e sentimentos. Muito se ouvia falar “ Que pena já acabou”!
Ao final do encontro a ministra Alice L. K. Griebeler pastora orientadora teológica da OASE Sinodal juntamente com todos os ministros(as) presentes despediram a todas as pessoas com oração e palavras de bênção e envio.
A Diretoria da OASE Sinodal agradece a todas as pessoas que participaram e ajudaram na realização do VII Dia sinodal da OASE. Nosso desejo é que o coração de cada mulher tenha sido tocado e sua vida seja transformada pelo evangelho de Jesus Cristo.
Autor(a):Dirce Semin Zang – presidente da Associação dos Grupos da OASE do Sínodo Uruguai