No último final de semana, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, aconteceu o retiro paroquial de jovens. O tema que norteou o retiro foi: Luteranos e Luteranas: Quem são eles? Como surgiram? O que fazem? Como vivem? Do que se alimentam?
A proposta do retiro tinha como motivação da temática o pedido dos próprios jovens. Na ocasião, os jovens puderam iniciar na sexta-feira à noite (16/11) com o filme de Lutero. Assim, a história do reformador acompanhou o grupo por todo o retiro.
Depois de uma abordagem histórica do surgimento da Igreja Luterana, os jovens puderam tirar dúvidas e também se aprofundar na história do luteranismo no Brasil.
O espaço usado no final de semana foi da própria comunidade de Marianópolis, que também organizou o local e a alimentação.
Os jovens puderam aprender e se divertir. No final da tarde de sábado (17/11), eles fizeram um teste de dons. À tarde, foi feita uma pequena revisão dos conhecimentos bíblicos e do conteúdo tratado no retiro com um jogo de pergunta e resposta.
Na manhã de domingo (18/11), os jovens puderam participar ativamente do culto que eles mesmos prepararam durante o encontro daquele final de semana. A temática do culto foi baseada na principal motivação de Lutero para escrever e expor as 95 teses. Os jovens recepcionaram a comunidade e lhes presentearam com doces, mas para entrarem na igreja cada pessoa precisava entregar uma das balas para ter acesso ao local de culto. Durante a celebração, esse gesto foi explicado e as balas devolvidas sob o lema de Rm 1.17 – O justo viverá por fé. A ideia era mostrar a graça de Deus de forma mais didática e concluindo que todo serviço cristão tem sua motivação nessa graça. A resposta da fé luterana consiste num ato de gratidão que se estende ao próximo e ao mundo.