Campanha ‘Juventudes e Pessoas Idosas’ começa com seminário de formação em São Leopoldo/RS
Os óculos representam o olhar com outros olhos, e muitas vezes com os olhos do outro. A juventude e as pessoas idosas se olham conectadas nas redes da Diaconia que nos chamam para agir em nossas comunidades e sociedades.
O envelhecimento da população é uma realidade nas nossas comunidades cristãs, bem como na realidade brasileira. A grande questão é que as pessoas não se prepararam de forma devida para o envelhecimento, e hoje enfrentamos diversos problemas como a falta de inclusão, de infraestrutura, da previdência, e de tantas outras questões presentes na igreja e sociedade.
Pensando nisso surgiu a continuidade do projeto Juventudes e Diaconia, que surgiu através do programa Jovens Reformadores, da Federação Luterana Mundial (FLM). Devido ao sucesso da primeira campanha, com ações e projetos espalhados em todos os sínodos da IECLB, a segunda campanha agora tem foco nas relações intergeracionais, no cuidado e na empatia.
O seminário de formação ‘Juventudes e Pessoas Idosas’ aconteceu em São Leopoldo – RS, entre os dias 23 e 25 de novembro. Nesses três dias, representantes de cada sínodo receberam formação, enfatizando a perspectiva do envelhecimento e dos atuais desafios presentes na realidade brasileira. A partir do contato com a temática, os jovens desenvolvem agora uma rede de ações e de suporte coletivo, para que atividades e projetos possam ser realizados nas comunidades e sínodos.
Para o bom andamento da campanha é muito importante que ministros, ministras, sínodos e comunidades ofereçam suporte e apoio às juventudes, que são multiplicadores da proposta e que vão realizar as atividades, com apoio do CONAJE e também da equipe de coordenação do projeto Jovens Reformadores. Seguimos com inspiração e livres para transformar o mundo!